Coluna Rejane Barros

EITA TREM DOIDO, SÔ!

Belém acaba de ganhar um legítimo restaurante de gastronomia mineira, com o cheirinho de comida de fazenda feita por vó no bom e velho fogão de lenha. Nas lindas panelas de cobre, o cliente vai encontrar um pouquinho de cada prato, cada iguaria da tradicional comida de Minas como a galinhada com pequi (a minha favorita!), frango caipira guisado (o meu favorito 2!), além de rabada com agrião, panceta e costelinha suínas, arroz de carreteiro, mexidão mineiro… Tô falando do Cantin, Cozinha da Fazenda, que fica na Mundurucus, de frente pra Praça Batista Campos. Funciona de terça a domingo, pro almoço.

O LEGÍTIMO

Depois do sucesso do Égua do Pudim, Gisela e Fábio Cardoso vêm aí com o Égua do Pastel, no mix de gastronomia do Mercado de São Brás. Inspiração no tradicional e imbatível pastel de São Paulo, patrimônio da tradicional comida dos botecos mais badalados, das feiras livres mais antigas da capital paulista e, claro, do Mercadão Municipal. De carne, de palmito e de pizza, os mais consumidos na pauliceia desvairada, certamente estarão no cardápio, junto com sabores regionais, alguns sugeridos por esta colunista aos queridos amigos pasteleiros. Desejo sucesso!

AS EMPADINHAS QUE ME PERDOEM…

Em seu delivery É Pra Levar, a chef Dani Martins faz sucesso com EMPADÕES com letra maiúscula que derretem na boca e têm a categoria de prato gourmet, apesar de serem daquelas comidinhas simples que a gente cresceu vendo a vovó fazer. Em quatro tamanhos, mini, individual, pra duas, três e quatro pessoas, as iguarias são preparadas nos sabores frango, camarão, bacalhau e creme de bacon com cebola caramelizada. Pra saber mais detalhes de como pedir em casa ou no trabalho, vai lá no Instagram @epralevar

CAFÉ COM SABOR REGIONAL

Arepas colombianas com toque amazônida, feitas de macaxeira, blend de pimentas inspiradas no Peru, mas com cheiro do Pará, acompanhadas de café com caramelo de cumaru. Existe e tá no cardápio do Café do Rio, que funciona no prédio do Centro Cultural Bienal das Amazônias, na Manoel Barata, prédio da antiga Yamada. A lanchonete abriu em agosto, junto com a segunda edição da Bienal, que tem o conceito curatorial Verde-Distância, inspirado no livro Verde Vagomundo, do escritor paraense Benedito Monteiro. A ideia do chef Lucas Rodrigues é tornar o espaço também uma referência artística dentro da Bienal. Funciona servindo também refeições e pratos feitos às quartas e quintas, das 9 às 17h; sexta e sábado, das 10 às 20; e domingos e feriados das 10 às 15h. 

RECEITINHA DA RÊ    

BOLO DE FRIGIDEIRA

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo 
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó 
  • 1 xícara (chá) de leite 
  • 2 ovos 
  • 2 colheres (sopa) de açúcar 

PREPARO

  • Numa vasilha, coloque os ovos e bata bem com a ajuda de um fuê
  • Em seguida, adicione o leite, a farinha de trigo e o açúcar
  • Misture bem os ingredientes até que a massa fique lisa e homogênea
  • Por fim, adicione o fermento e misture mais uma vez, apenas para dissolver na massa
  • Unte a frigideira com manteiga e despeje toda a massa
  • Leve à frigideira em fogo baixo e cubra com uma tampa que vede por completo ou com a outra frigideira se estiver usando uma frigideira dupla
  • Deixe por aproximadamente 20 minutos
  • Após o tempo, abra para ver como está e vire a frigideira com cuidado para dourar o bolo do outro lado também
  • Deixe por mais 5 minutos e retire do fogo
  • Desenforme com cuidado diretamente no prato e bom lanche!

ENCARE QUE EU GARANTO

Se tem uma coisa que me pega pelo pé, na Amazon Beer, são os bolinhos, croquetes, pasteizinhos e similares. A unha de caranga, frita só com massa retirada da pata grandona, já cantei em prosa e verso várias vezes aqui na coluna. Do pastel porreta, de charque, e do pastel de tacacá, sou fã de carteirinha. E hoje é dia de me derreter de paixão pelo bolinho de feijoada, sim, porque happy hour sem ele, lá na Estação, não existe! Encara sem medo de ser feliz esse petisco que é pura tradição brazuca e pede um chope geladão!  

DROPS

  • O Banpará anunciou o pagamento de R$ 41,9 milhões em Juros sobre Capital Próprio, referentes ao resultado do 1º trimestre de 2025. O valor representa R$ 4,4015 por ação, configurando o maior montante por papel distribuído entre as empresas listadas que realizam proventos nesta semana.  O pagamento efetuado no último dia 30, beneficiou todos os acionistas com posição registrada até o 18 de setembro. O desempenho reforça a solidez financeira do Banpará e sua capacidade de gerar valor sustentável, mesmo em um cenário desafiador para o mercado nacional.
  • Novidade chegando nos supermercados pra alegria do elenco de Vale Tudo, que não passa um capítulo sem comer pop corn: a pipoca Yoki, de micro-ondas, no sabor chocolate com avelã. Eu passo.
  • Seguem os elogios à diretoria da Assembleia Paraense por mais uma edição da concorrida Festa de San Gennaro, que chegou a sua 5a edição, reunindo sócios e convidados em torno da cultura italiana, claro, com o melhor da gastronomia daquele país, grifada por casas como o La Traviata, Pastíssimo e Cantina Italiana.
  • Depois de marcar presença no badalado almoço de 70 anos do cunhado, o cirurgião Ronaldo Alves, a pedagoga Eleonora Figueiredo, paraense radicada no Rio de Janeiro, resolveu esticar a temporada por aqui e ficar até o Cirio de Nazaré, em companhia do marido Horácio Duarte.
  • O Aqualand Park & Resort foi reconhecido com o Prêmio Trevellers Choice 2025, concedido pelo TripAdvisor. A premiação teve como base as avaliações e pontuações de clientes, nos últimos doze meses.
  • A Personale recebeu os profissionais da área dermatológica para um jantar científico. Na ocasião, a médica Luísa Bahia apresentou estratégias de suporte à longevidade cutânea e capilar.
  • Teve a assinatura da Donna J Cenografia, o décor e todo o mobiliário lindo de viver que compôs a inauguração do novo prédio do Tribunal de Contas dos Municípios, um espaço contemporâneo e sustentável, como é a cara dos cenários grifados pela equipe da minha amiga Deb Golden, entre eles, profissionais como Fran Ferreira e  Thais Capela. Os parabólas da coluna! 
  • Filhote com molho de manga e jambu acompanhado de arroz cremoso de chicória com tucupi. Em pouco tempo, o novo prato do buffet do Beto Salomão, mas que também pode ser servido à la carte, é um dos mais pedidos da casa. Os parabólas da coluna ao cozinheiro Janderson Lima, criador da iguaria! 
  • Aliás, Cristiane Salomão vai começar a se virar nos 30, com a chegada do Círio e da COP. Além das 2 unidades do seu restaurante, ainda é parceira do espaço ítalo-amazônico no novo Porto Futuro 2.
  • Ainda repercute na cena médica local a aula sobre Rinoplastia e Fissuras, promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (PA) e pela Famazon, que tem como presidente o paraense Franklin Rocha, bamba em cirurgia plástica facial. Estiveram entre nós, os professores doutores Nivaldo Alonso e Luís Carlos Ishida, de São Paulo, que são referência mundial em cirurgia da face. 
  • Beijinho, beijinho, tchau, tchau!