Coluna Rejane Barros

RECEITINHA DA RÊ  

SANDUBA DE MORTADELA DO MERCADÃO DE SAMPA

INGREDIENTES

  • 1 pão francês fresco
  • 300 g de mortadela em fatias
  • 100g de queijo muçarela
  • 2 colheres (sopa) de manteiga

PREPARO

  • Corte o pão ao meio, espalhe manteiga nas partes internas e sele na frigideira até ficar dourado
  • Na mesma frigideira, adicione um pouco mais de manteiga, disponha 2 a 3 fatias de mortadela e deixe grelhar por cerca de um minuto
  • Com a mortadela quente, coloque uma fatia de muçarela por cima. Aguarde até derreter
  • Adicione ao pão
  • Repita esse processo até os ingredientes acabarem
  • Sirva-se à vontade e mate o desejo!

FARINHA POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO!

O pirão, prato da culinária brasileira feito com farinha de mandioca e caldo de peixe, entrou para a lista top 10 dos melhores mingaus do mundo. Organizado pela Taste Atlas (guia gastronômico com rankings internacionais), tem o bubr ayam, um mingau de frango popular no Sudeste Asiático, como o primeiro colocado. Já a receita brasileira, que é a cara do Pará, ficou com o oitavo lugar. O pirão tem textura cremosa e encorpada e costuma ser servido como acompanhamento de pratos à base de peixe ou frutos do mar.

MEXICANA QUE NÃO ESTUFA! 

O consumo de brejas sem glúten cresce no Brasil, acompanhado por escolhas alimentares mais equilibradas. Atenta às mudanças de comportamento, a cerveja Sol, marca do Grupo Heineken, anuncia que sua versão regular será sem glúten em todo o país e passa a contar também com opção em lata, acompanhando as tendências dos consumidores. As novidades chegarão aos mercados em outubro. Com 126 anos de história, a cerveja mexicana foca num público que valoriza os cuidados com a qualidade de vida e, desde que chegou ao país em 2006, a breja tem se destacado pelo pioneirismo. No último ano, apresentou ao público sua versão zero álcool, com vitaminas B e D e apenas 51 calorias.

BOA, BONITA E MAIS BARATA

Na minha vida de comilona aprendi que nem sempre o que é mais caro é melhor. Se a gente tem o hábito de pesquisar os diversos setores do supermercado e gosta de descobrir novidade, acaba aprendendo a máxima: o custo benefício é o meu pastor e nada me faltará! E nesse mantra, descobri a muçarela da marca Argentina. Uma das mais em conta nos balcões de frios e, na minha opinião, uma das menos salgadas já que sódio não é a minha praia… Muito gostosa. Virou a minha favorita. Compro sempre no Líder.

ENCARE QUE EU GARANTO     

Sou suspeita pra dar essa dica porque sou muito fã das comidas regionais do Tacacá do Renato. Amo o vatapá, o arroz de camarão, o tacacá (muito bem temperado e caprichado no camarão), mas ainda não tinha pedido esse que é um dos meus pratos favoritos da vida: o arroz de galinha, que é a cara da minha infância. Que delícia de tempero! Galinha desfiada saborosa, ervilhas, milho verde, cenoura e eles ainda dão a opção de incluir jambu e tucupi, sem que se pague nada a mais por isso e deixa tudo bem molhadinho e tremeeeeeendo. Só te digo pede! Onde? No iFood e com preço de cair o queixo! Ainda mais quando a gente aplica os cupons….

DROPS

  • Agora ficou ainda melhor e mais econômico voar com Cartão Banpará! A parceria exclusiva com a Azul permite que os usuários do cartão de crédito troquem pontos, tenham experiências diferenciadas e condições exclusivas em viagens com até 90% de bônus. Super fácil. Anotaí: é só acessar a conta Banpará pelo site, clicar em Resgate de Pontos e transferir pra Azul. Boa viagem, pessoal!
  • A gastronomia ítalo-amazônica vai marcar presença no restaurante Famiglia Sicília que vem aí no Porto Futuro 2. Os pratos da tradicional cozinha italiana serão assinados pela chef Ângela Sicília, enquanto a maravilhosa e festejada comida paraense terá a grife da equipe comandada por Cristiane Salomão. Já tô com água na boca!
  •  Dentro do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, mais de vinte estabelecimentos locais fazem parte do Circuito Gastronômico, que segue até o dia 21, apresentando pratos exclusivos que unem tradição, inovação e muito amor pela nossa gastronomia. Restaurantes como o Manjar das Garças, Sushi Boulevard, Casa Igá, Puba, Sweet by Bebel Lima, Casa do Saulo, entre outros, estão na lista. Pra saber os endereços, acessa o insta @veropesodacozinha e bom apetite!
  • Para recarregar as baterias, o Aqualand Resort vem a calhar! O espaço, pertinho da praia do Atalaia, proporciona dias inesquecíveis para a família inteira, com brincadeiras, aventuras e muito  conforto. 
  • A coreógrafa Clara Pinto já está às voltas com a 32ª edição do FIDA – Festival Internacional de Dança da Amazônia, que começa no dia 15 de outubro, no Theatro da Paz. Como todos os anos, o evento reunirá grandes nomes nacionais e internacionais do balé. 
  • Além das massas frescas e dos molhos orgânicos, o Pastíssimo, de Mayara Hamad, brinda os “queijólatras” com uma seleção especial produzida no Brasil. Entre os produtos 5 estrelas, está o Tulha, da Fazenda Atalaia, no interior de São Paulo, Medalha de Ouro por dois anos consecutivos no Prêmio Queijos Brasil.
  • Falando no pastifício da Braz, ele vai marcar presença no “Grande Festival” do Ver-o-Peso da Cozinha Paraense! No próximo finde, dias 13 e 14, a casa de massas artesanais entra em cena com pratos especiais, junto com o Sushi Boulevard, Celeste, Nauta, Muamba Bar, entre outros. Chefs famosos daqui e de fora estarão presentes no Shopping Bosque Grão-Pará.
  • Pra quem pensa que o chá de erva-doce só tem efeitos calmantes e dá aquele soninho bom, já anota: a bebida beneficia a saúde digestiva ao aliviar gases, inchaço e cólicas, possui ação antioxidante e anti-inflamatória, pode auxiliar no controle da pressão arterial por ser rica em potássio e tem propriedades expectorantes, sendo útil em casos de resfriados. 
  • Mais papo de saúde: essa notícia é pros mais fofuchos como euzinha: sabia que a esteatose hepática, a famosa gordura no fígado, é sinal de que alguma coisa precisa mudar? Silenciosa, ela pode evoluir pra inflações graves e até cirrose. A boa notícia é que dá pra prevenir e reverter!!! No Hospital Saúde e Maternidade, o especialista Carlos Armando Santos, médico e cirurgião que faz parte da equipe, é “o cara” pra ajudar quem tá precisando.
  • A pediatra Cristina Alves já começou a planejar um almoço para festejar, esse mês, os 70 anos do marido, o cirurgião infantil Ronaldo Alves.
  • Já notou que o povo dorme com o celular, acorda com o celular, almoça e janta com o celular, leva o aparelho pro banheiro… Agora liga pra ver se atentem. Égua!
  • Teve a assinatura da JefferSom, toda a estrutura de som do grandioso evento de formação, promovido pela diretoria do Círio. Realizado no salão principal da sede campestre da Assembleia Paraense, o encontro católico contou com a participação de mais de duas mil pessoas. Jefferson Goldenberg, pra quem não sabe, é parceiro há muitos anos, da maior festa de fé do povo do Pará. 
  • Em tempo: o belíssimo Theatro da Paz estava lindo de viver na noite de terça passada, durante o Prêmio Sebrae Amazônia de Música. Toda a estrutura de som de última geração, teve a grife da empresa de Jefferson Goldenberg, que também foi responsável pela luz e sonorização dos 20 anos do Festival Se Rasgum e da Alma Conferência, eventos que aconteceram juntos nessa quarta, quinta e sexta, entre a Estação das Docas e Sesc Ver-o-Peso.
  • Além da oficina de L’elisir d’amore, que segue até o dia 17, outras formações online estão em fase de lançamento, com a grife poderosa da Academia de Ópera do CUCA. Os cursos oferecem certificado e são abertos para cantores, estudantes e interessados em aprofundar seus conhecimentos no universo da ópera.
  • Luto pelo morango do amor. A modinha acaba de falecer e não mostra sinais de querer ressuscitar kkk.
  • A gente acha que manja tudo sobre procedimentos de beleza e rejuvenescimento por conta de posts de ocasião, nas redes sociais. Um dos temas polêmicos é sobre o Deep Plane Facelitf ser ideal pra quem perdeu muito peso. O cirurgião plástico Franklin Rocha, Doutor pela USP, desvenda esse mito em seu perfil no Instagram @dr.franklinrocha
  • Obrigada pela leitura e boa semana!