Coluna Rejane Barros

HISTÓRIAS DO EMBAIXADOR

Numa das duas capas do livro “Memórias de um filho do fogão”, Paulo Martins já dava uma pista sobre o seu futuro, vestido de cozinheiro para uma festa de carnaval, em 1947. Na biografia, que será lançada no dia 9 de setembro, na Casa Balaio, na Avenida Nazaré, durante o Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, a jornalista e escritora Lorena Filgueiras revela detalhes pitorescos como os passeios que Paulo aproveitava pra dar por Belém, enquanto entregava as encomendas dos clientes da mãe, a banqueteira Anna Maria Martins. Naquela ocasião, Paulo sonhava em ter um botequim. Mais tarde, eles seriam sócios no restaurante que inaugurou em Belém uma nova era para a culinária amazônica, graças ao talento e resistência do chef que é considerado o “embaixador da gastronomia brasileira”.

Ô, TRUMPI, DEFENDE O MEU AÇAÍ! 

Sabia que o nosso açaí é considerado uma das melhores frutas do mundo? A avaliação foi realizada pela TasteAtlas, enciclopédia gastronômica que reúne avaliações de usuários sobre alimentos, ao redor do planeta. De acordo com experiências analisadas, a fruta amazônica ocupa o 9º lugar da lista, levando em conta critérios como sabor, textura, aroma e valor nutricional. Além do açaí, outras duas frutas brazucas estão na lista: jabuticaba, em 10º lugar, e guaraná, em 36º. A má notícia é que, com a taxação gringa de 50% em cima de vários produtos tupiniquins, o pretinho nosso de cada dia pode acabar subindo, e muito, de preço.

E AÍ, MEU CHAPA? BÓRA?

Pros fãs da culinária paraense, uma dica é o restaurante Flor do Grão Pará. O carro chefe da casa são os peixes regionais preparados no tucupi com arroz de jambu ou numa bela caldeirada. Destaque também pro pirarucu de casaca, pro camarão empanado na farinha de tapioca, o escondidinho de charque, casquinha de caranga e essa chapa mista pra endoidar qualquer paraense: pirarucu frito, charque, frango, camarão, isca de peixe, legumes e batata frita. Pra acompanhar, claro, uma jarra de açaí do grosso! Ô, Trumpi! Deixa o paraense se alimentar, brother!!! O restaurante fica na 9 de Janeiro, esquina com a Caripunas, e funciona pro almoço e pro jantar. 

ENCARE QUE EU GARANTO     

Além da comida paraense (pra mim, a melhor do Planeta), também sou muito fã dos rangos japas e da gastronomia árabe. Na hora do sushi, eu não dispenso meu bom e velho Midori, restaurante que frequento desde a adolescência. E quando bate o desejo de dá-lhe na broca das mil e uma noites, vou no buffet do Beto Salomão que, apesar da excelência na culinária parauara, manda bem à beça nos kibes cru, frito e de forno, no babaganush, tabule, charutinho e cia, duas vezes por semana. Na unidade de Nazaré, tem a Sexta Árabe. No restaurante da Alepa, onde essa foto aí foi tirada, é sempre nos almoços de quinta. PENSA…

RECEITINHA DA RÊ

ESPAGUETE COM ATUM

INGREDIENTES

  • 1/2 pacote de macarrão tipo espaguete tradicional ou integral (250g)
  • Sal, pimenta-do-reino e manjericão fresco picado a gosto
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 3 dentes de alho em cubos
  • 4 tomates italianos maduros e firmes sem pele e sem sementes em cubos
  • 1 lata de atum escorrido

PREPARO

  • Numa panela, em fogo médio, cozinhe o macarrão em água fervente com sal pelo tempo indicado na embalagem ou até ficar al dente. Reserve
  • Aqueça outra panela com o azeite, em fogo médio, e refogue o alho até começar a dourar
  • Coloque o tomate e cozinhe por 5 minutos
  • Junte 1/2 xícara (chá) da água do cozimento da massa, o atum, sal, pimenta e refogue, em fogo alto, por 5 minutos, mexendo sempre
  • Despeje o macarrão em uma travessa, misture o molho, polvilhe com manjericão e sirva
  • Bom apetite!

DROPS

  • Aaaaamei o post papachibé no Instagram do Banpará, alertando sobre os golpes bancários que andam rolando na internet. Show de criatividade! Na comparação com as brocas que fazem parte da nossa gastronomia, tem golpes que só um bom paraense sabe reconhecer e sente o cheiro de longe, tipo, tomar tacacá de colher (kkk), chamar castanha do Pará de castanha do Brasil (pura invejinha alheia!) e dá-lhe num açaí com granola (tô fora!). Se não faz sentido, pode crer que é golpe dos grandes! Kkkk Acessa @banpara, confere e te esperta!
  • Em tempo: os parabólas da coluna ao Banpará pela participação na 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, como agente do CredLivro, benefício do Governo no Estado que leva mais conhecimento e oportunidades aos profissionais da área da Educação. Golaço!
  • A chef Esther Weyl abre, mês que vem, ao lado do restaurante Celeste, na Cidade Velha, a Tina Merenderia. Lanches com sabores elaborados e cheios de bossa. 
  • Os concurseiros que frequentam o Cantinho de Estudos, comandado por Lorena e Daniel Alves, estão em polvorosa! Motivo justíssimo: vem aí o primeiro concurso público pra Magistratura do TRF da 6a Região. O salário inicial de quase 40 mil tá fazendo as salas das duas unidades da franquia lotar! Quer saber mais? Vai no insta @cantinhodrestudospa e boa sorte!
  • Alfredo Abitbol marcou para o próximo sábado, o revival da boate do Iate Clube, “De Volta Ao Convés”. Será no Capital Lounge pra recordar noitadas entre os anos de 1986 e 1993.
  •  O Festival Internacional de Dança da Amazônia será reconhecido como patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado, através do Projeto de Lei do deputado Josué Paiva, aprovado por unanimidade. Com essa Lei, o FIDA, criado pela coreógrafa Clara Pinto, fará parte dos eventos oficiais do Estado do Pará. 
  • A alergista e imunologista Vanessa Pereira faz sucesso com os exames para quem sofre de dermatite atópica por alergia alimentar. O diagnóstico é feito através de avaliação laboratorial e dietas por testes de provocação oral.
  • Com notas frutadas intensas à base de manga e jambu, segue entre as cervejas mais pedidas da cervejaria da Estação das Docas, o Chope COP30. A característica da criação assinada pela equipe de mestres cervejeiros da fábrica é a leveza e refrescância, com toque frisante. A flor de jambu entrega TU-DO!
  • A raça Angus é conhecida por sua carne marmorizada, macia e cheia de sabor, e ela está em dois pratos que estão fazendo o maior sucesso no novo cardápio do Manjar das Garças: o Porterhouse Steak e o Stinco Bovino. Provem!
  • Duma amiga minha: “pobre não pode juntar 500 reais que o celular quebra, o gato adoece e o gás acaba” kkkk
  • Já está no ar, o canal Angatu Clinical do YouTube. Num dos episódios, os cirurgiões plásticos Franklin e Cynthia Rocha compartilham com os internautas um pouco da sua jornada profissional, as especializações internacionais em cirurgias da face e a decisão de aplicar toda essa gama de conhecimento na Região Norte, agora em parceria com o Instituto Angatu através de protocolos exclusivos, levando qualidade e inovação quando o assunto é beleza.
  •  Passando pra lembrar que vem coisa boa por aí, na Grand Cru. Quinta tem degustação guiada pela sommelier Ana Luna. O tema vai ser “Desconhecidos e Surpreendentes”, com seis vinhos que prometem surpreender paladares. Já no sábado, a partir das 8 da noite, a união perfeita entre vinho e boa música acontece em mais um espetáculo do Level Jazz Club. Tô dentro! Informações pelo zap 98409-9918.
  • A Pringles surge com um novo sabor de batata frita: Galinha Caipira. Como amante dessa iguaria, não, eu não vou testar porque quebrei a cara com o sabor de pizza marguerita, uma das minhas redondas favoritas.
  • Apesar do encerramento da fase financiada pelo MinC, o projeto Harmonia Marajoara, em Joanes, no Marajó, terá continuidade graças ao entusiasmo dos alunos e da comunidade de lá. A proposta agora é ampliar a formação musical com a criação de uma banda na vila. Os parabólas da coluna pra essa linda iniciativa do Centro Unificado de Cultura e Arte. 
  • Tá querendo uma atividade pra esfriar a cuca e garantir uma grana extra? Já te agenda: dia 30 tem curso de crochê, by armarinhos Arte & Costura, ministrado pelas feríssimas Manu Pires e Paula Brasil. Vai ser de 10 ao meio dia, no auditório da Associação dos Lojistas do Shopping Pátio Belém. 
  • Tá dando o que falar o restaurante temático Racket Bistrô, na Timbiras. Almoço e jantar com menu grifado pelo chef Flávio Lousada e comando do grande tenista Mário Antônio Martins.
  • Com foco total na COP, a JefferSom segue uma agenda super bacana de treinamentos e cursos, voltados para a área técnica e também de segurança, garantindo que a equipe que não para nunca apresente uma estrutura com som e iluminação de excelência nos eventos que vai assinar durante a conferência climática. Os parabólas da coluna pelo profissionalismo! 
  • Os petiscos pra acompanhar os chopes Heineken e Amstel, são um capítulo à parte no quiosque da Quick Chopp, na Praça de Alimentação do Bosque Grão-Pará. Entre os mais pedidos estão o kibe recheado com queijo, a coxinha e o carpaccio. Delícia! 
  • Hasta la vista! Beijo.