Sabor

Chefes de cozinha do Brasil se reúnem em Belém para receber premiação 

Chefes de cozinha do Brasil se reúnem em Belém para receber premiação  Chefes de cozinha do Brasil se reúnem em Belém para receber premiação  Chefes de cozinha do Brasil se reúnem em Belém para receber premiação  Chefes de cozinha do Brasil se reúnem em Belém para receber premiação 
MARIVALDO PASCOAL
MARIVALDO PASCOAL

Belém sediou a cerimônia de premiação da primeira edição do concurso gastronômico “Alimentando Nossa Cultura”. Realizado pelo Centro Cultural do Alumínio (CCAL) e patrocinado pela Hydro e pela Albras, o momento reuniu chefs de todo o Brasil, celebrando a diversidade da culinária nacional junto com a utilização dos utensílios de alumínio na gastronomia. As receitas premiadas foram exibidas em painéis durante 10 dias no restaurante Manjar das Garças, permitindo que o público possa apreciar a variedade e a originalidade dos pratos e até executar as receitas em casa. A exposição e o concurso resultaram em um catálogo virtual sobre as culinárias brasileira e paraense, o uso de utensílios de alumínio no preparo e apresentação de pratos, e as receitas vencedoras. O catálogo está disponível para download no site do concurso. 

Com o objetivo de incentivar a cultura gastronômica do país, proporcionando uma plataforma para que participantes de todo o Brasil pudessem compartilhar receitas típicas de suas regiões, utilizando ingredientes do Pará e utensílios de alumínio, o momento valorizou a diversidade de sabores e influências presentes na culinária nacional, desde a sabedoria dos povos originários da Amazônia até a miscigenação cultural presente em cada prato.  

Os vencedores do concurso “Alimentando Nossa Cultura” que representaram a diversidade gastronômica do Brasil foram: 

  • Bruna Maisa Pereira (Sul): Barreado de Jaca 
  • Renato Barbosa Mendes (Sudeste): Pancetta glaceada com melaço de tucupi preto acompanhado de feijão caboclo 
  • Patricia Castellani Castelo (Centro-Oeste): Mané Encantado 
  • Romario Rodrigues Santos (Norte): Frango, Tarê e Tucupi 
  • Fernanda Lima dos Santos (Nordeste): Godó de Banana Verde 

Além dos vencedores regionais, Jared Fernandes Baungartner recebeu Menção Honrosa pela Farofa Caminhos do Círio, e Luis Carlos Souza Nascimento, que é de Barcarena, cidade onde as operações da Hydro e da Albras acontecem, ganhou o Prêmio Especial da Terra com o Peixe à Delícia Paraense.