Sabor

Chef Saulo Jennings assinará jantar magno do Festival Amazônia na França

Chef Saulo Jennings assinará jantar magno do Festival Amazônia na França

Apresentar a pluralidade de gostos, sabores e ingredientes da gastronomia amazônica será a missão do chef paraense, Saulo Jennings durante o Festival Amazônia na França, em Paris, no período de 23 a 32 de outubro.

Idealizado pela Amazônia Produções e Instituto Empreendedor Sustentável, o evento pretende apresentar aos franceses o valor da grande floresta amazônica através da cultura do artesanato, pinturas, fotografias e gastronomia.

Lançamento em Belém

Belém foi a cidade escolhida na Amazônia para o lançamento do projeto, dia 14 de setembro, em meio a um jantar no restaurante Casa do Saulo. O menu será uma prévia do que será apresentado em Paris e será preparado pelos mesmos chefs brasileiros que estarão em Paris, no próximo mês. Durante o jantar, além da apresentação do festival, será lançada a campanha “Eu Sou Amazônia”.

Batemos um papo com Saulo sobre o que será apresentado em Paris e o resultado você confere a seguir:

Como é para você ser o chef principal desse grande evento e qual a importância do feito para a culinária nortista?

O sentimento é de gratidão e, ao mesmo tempo, de orgulho. Nesse momento nós reconhecemos a nossa importância, o Brasil vem notando isso nos últimos anos e temos um longo caminho até ter uma banca de tacacá na Champs Élysées.

Os nossos ingredientes e preparos ainda são vistos ainda como exóticos?

Nossos ingredientes são especiais de diversos ângulos diferentes, muitas de nossas técnicas são ancestrais, então para quem não é da Amazônia é tudo muito diferente e não é todo mundo que consegue sair de outras regiões para vir conhecer. Exótico acaba sendo sempre o que é de fora, salmão é exótico aqui e pirarucu vai ser exótico fora da nossa região, não é questão de ver e sim de ser, o que não pode é ser daqui e falar que algo do nosso dia-a-dia é exótico.

Na sua visão, o Brasil tem descoberto mais os ingredientes e preparações amazônicos?

Assumo minha parte como uma das pessoas que foi responsável por isso, todos os eventos que vou, levo algo nosso. A minha ida com o restaurante para o Rio de Janeiro faz parte disso também. Cada vez mais os brasileiros têm acesso a sabores e preparos que não conheciam antes.

Como a gastronomia, a partir de eventos como esse, ajuda a fortalecer as identidades locais e a nossa cultura?

Nós estamos nos identificando cada dia mais e mais, mas ser reconhecido por outras localidades fortalece muito o que estamos fazendo, pois isso engrandece e reconhece o trabalho que não apenas eu, mas várias outras pessoas estão fazendo para isso acontecer. Agora ter todo esse respaldo cultural para mostrar com certeza ajuda muito.

Créditos
Com informações da Parla Comunicação
Foto: Victor Alvarenga