Sabor

A exuberante e diversa gastronomia será destaque na França

A exuberante e diversa gastronomia será destaque na França

Realizado pela Amazônia Produções e Instituto Empreendedor Sustentável, o Festival da Amazônia na França acontecerá entre os dias 23 a 31 de outubro, em Paris e levará riquezas culturais da maior floresta do mundo para a Cidade Luz. Durante dez dias os franceses poderão conhecer mais profundamente o valor desse importante bioma através da cultura do artesanato, pinturas, fotografias e gastronomia.

Belém foi a cidade escolhida na Amazônia para o lançamento do projeto e no próximo dia 14 de setembro, em meio a um jantar no restaurante Casa do Saulo, com menu assinado pelo chef Saulo Jennings

Belém foi a cidade escolhida para o lançamento oficial no Brasil, 14 de setembro, na Casa do Saulo das Onze janelas, espaço reservado para receber e da cidade de Belém. O chef Saulo Jennings convida a acreana Iza Magalhães, os maranhenses Rafael Bruno e Rubens Gonçalo e o paulista Beto Oliveira. “Discutir a Amazônia com os amazônidas é essencial, esse jantar começa dando vozeara nossa gente aqui e tudo que falarmos vai ecoar em Paris. Uma oportunidade única”, cita Saulo Jennings.

Sentir o cheiro da floresta e degustar o sabor da Amazônia, conectar com a energia dos povos originários e conhecer a cultura dos estados da Amazônia Legal, nessa imersão na região norte do Brasil que se expressa pela interseção dos rios Amazonas, Negro, Solimões, Madeira, Puro e Juruá que se cruzam nessa inigualável exuberância da natureza. Contando os contos e encantos dos povos da floresta que o festival aporta em Paris para apresentar um festival de exuberância, cores, imagens, sabores e oportunidades.

Os famosos peixes pirarucu e tambaqui serão servidos por renomados chefs da região como o paraense Saulo Jennings, a acreana Iza Magalhães, os maranhenses Rafael Bruno e Rubens Gonçalo e o paulista Beto Oliveira. O sabor da Amazônia estará presente em todos os momentos do evento, com jantares, almoce e aula-show. Exposições fotográficas, pinturas, artesanato fazem parte desse momento histórico para o Brasil.

No dia 23 de outubro o evento será lançado com um jantar magno realizado pelos chefs brasileiros para 120 convidados no menu: croquete de tambaqui, lombo de pirarucu com musselina de castanha do brasil, pirucaia de tambaqui, barriga de pirarucu com crosta de castanha, queijos com geleia de cupuaçu e verrine com espuma de cachaça.

Articulação internacional

A jornalista carioca Maristela Valadares é o nome por trás da organização do Festival Amazônia na França, que nesta quinta, 14, será lançado oficialmente, em Belém. Maristela é um importante nome quando se fala em promoção internacional do país na Europa e América Latina, promovendo eventos na área cultural, turística e de negócios. Nos últimos anos promovemos a Convenção dos Estados e Municípios Brasileiros, na cidade de Lisboa, em Portugal, recentemente realizamos o Encontro Latino Americano de Gastronomia, nos países Peru, Argentina, Colômbia e Uruguai, pelo Instituto Realidade Brasil.

“Um manifesto de amor pela floresta é o foco central do festival da Amazônia na França, expressar a valiosa imagem do maior e mais cobiçado bioma. Amazônica na França é de extrema importância para efetivamente mostrar o que a região Norte do Brasil representa pelos seus povos, cultura, valores, ancestralidade e a natureza que transborda”, finaliza Maristela.