A hipertensão arterial, caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, é um problema de saúde pública, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No mundo, mais de 1 bilhão de pessoas convivem com a hipertensão arterial, sendo 36 milhões no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Quando não controlada, a hipertensão pode resultar em infarto agudo do miocárdio ou AVC, doença renal crônica, arritmia e demência. Ainda que o problema não tenha cura, pode ser controlado por meio de acompanhamento médico e hábitos saudáveis.
Os primeiros sinais da hipertensão, muitas vezes, passam despercebidos, por isso é chamada de doença silenciosa, alerta o coordenador médico da Amparo Saúde, Leonardo Demambre Abreu. No entanto, segundo ele, tontura, dor no peito, dor de cabeça, visão borrada e zumbido no ouvido podem indicar alguma alteração. O aumento crônico da pressão arterial prejudica e sobrecarrega o funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos. Seus efeitos são percebidos ao longo do tempo, podendo evoluir para o crescimento do órgão (cardiomegalia) e insuficiência cardíaca.
Os inimigos da pressão arterial controlada são velhos conhecidos, como o sal, a obesidade e o sedentarismo. Abreu explica que, apesar de haver predisposição genética para a hipertensão, muitos fatores que levam a ela são modificáveis: “Por isso, a mudança de estilo de vida é fundamental para que a pressão arterial se mantenha sob controle”.
Confira três dicas que ajudam a manter a pressão arterial sob controle:
Alimentação | Aumentar a ingestão de frutas, legumes, hortaliças, laticínios com baixo teor de gordura, carnes sem gordura e cereais integrais. Fugir dos ultraprocessados, como salsichas, biscoitos recheados e refrigerantes, pois são ricos em sódio. Evitar alimentos açucarados de qualquer tipo. Uma avaliação com nutricionista pode ajudar o paciente a personalizar um plano alimentar que considere sua condição econômica, cultura e a vida social.
Atividade Física | Exercitar-se regularmente, se possível, com orientação de um profissional de educação física. Uma alternativa prática é caminhar no bairro, subir escadas em vez de usar elevador, descer do ônibus um ou dois pontos antes do ponto de chegada, por exemplo.
Acompanhamento | Medir a pressão arterial, no mínimo, a cada seis meses. Se estiver descompensada, ou seja, maior do que 140×90 em pacientes adultos, o intervalo deve ser menor e determinado pelo médico caso a caso. Tendo condições, o paciente pode usar aparelho portátil de medição da pressão arterial, desde que a aferição ocorra com a técnica adequada. O aparelho de braço é o mais indicado. Já os equipamentos acoplados a pulseiras ou relógios do tipo smartwatches, ainda carecem de estudos científicos robustos que validem sua utilização.
Atenção Primária à Saúde e hipertensão arterial
A Amparo Saúde, empresa do Grupo Sabin, realiza a gestão de saúde populacional para empresas e operadoras de saúde, aplicando o modelo de Atenção Primária à Saúde. O acompanhamento dos pacientes hipertensos é feito pela inserção em uma linha de cuidado específica. A equipe multidisciplinar da Amparo auxilia o paciente a fazer o autocuidado apoiado nas orientações de médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas sobre o estilo de vida, uso de medicamentos, alimentação etc., traçando objetivos mensuráveis para promover a saúde.
Grupo Sabin | Referência em saúde, destaque na gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades, o Grupo Sabin nasceu em Brasília (DF), fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com 7.000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas. O grupo também está presente em 14 estados e no Distrito Federal oferecendo serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente com 352 unidades distribuídas de norte a sul do país.
O ecossistema de saúde do Sabin integra portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo. Além disso, abrange serviços de atenção primária contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, pela Amparo Saúde e plataforma integradora de serviços de saúde – Rita Saúde – solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.
Créditos
Com informações da Máquina CW
Foto: Divulgação