Saber Viver

Qual o tempo máximo para sofrer de amor? Especialista em Relacionamentos explica que o tempo pode ser maior do que muitos imaginam

Qual o tempo máximo para sofrer de amor? Especialista em Relacionamentos explica que o tempo pode ser maior do que muitos imaginam

Seis meses, um ano ou uma década, não importa o tempo que estiveram juntos, pôr um fim a um relacionamento nunca é algo fácil e sempre deixa uma marca que demora a sumir. Passar dias e noites chorando, semanas cabisbaixo, são estados de espírito não muito incomuns em situações como essa. Mas e quando essas dores perduram por tempo demais? O que isso pode significar?

O Especialista em Relacionamentos Maicon Paiva, fundador da Casa de Apoio Espaço Recomeçar, responde essas e outras perguntas que vagam na mente de todos que um dia já sofreram após o fim de uma relação. Essas dúvidas carregam um assunto que ainda é um grande tabu em meio a sociedade, já que muitas vezes, sofrer por alguém, após um relacionamento, é visto como frescura ou até mesmo fraqueza.

“Os laços criados em uma relação amorosa precisam ser desfeitos após o término. Não é uma tarefa fácil e a dor é proporcional à intensidade e ao tempo da relação. Basta compreender: quanto mais tempo juntos, maior o vínculo e trocas energéticas estabelecidas entre o casal. Quando há intimidade, o parceiro compartilha seus medos, sonhos, fraquezas e se coloca vulnerável ao outro. São vários os elos que unem os parceiros e o término acontece quando todos eles se rompem”, explica o Especialista em Relacionamentos, Maicon Paiva.

A grande dúvida das pessoas que passam por esses momentos de dor e tristeza é: “Quanto tempo irá durar?” e a resposta é simples: “Depende”. O Especialista, Maicon Paiva, ressalta que para cada pessoa e situação pode durar um tempo. “Cada situação vai de acordo com a personalidade de cada um e a intensidade que esse relacionamento foi vivido. Não há um tempo exato para que esta dor acabe, apenas viva o processo de luto da separação, permita-se sofrer, assim esse sentimento ruim logo chegará ao fim. Caso não consiga passar por este momento sozinha, uma boa opção é a ajuda espiritual. Analisando o caso com atenção, caso seja perceptível que ainda há o sentimento de amor entre o casal, o espiritualista pode indicar que seja feita uma Amarração Amorosa, para fortalecer os laços entre os dois.”

Maicon Paiva, Especialista em Relacionamentos e fundador da Casa de Apoio Espaço Recomeçar, traz algumas dicas de como passar pelo processo de superação de um relacionamento.

1- Aceitar as emoções: Não importa como foi o término: se foi conversado, se houve traição, se acabou o amor, se a outra parte simplesmente descobriu que não queria mais etc. A ausência da pessoa, pelo menos nos primeiros dias ou semanas, vai ser, de algum modo, marcante e gerar sentimentos novos.

Algumas das atitudes mais comuns entre as pessoas que estão passando pelo fim de um relacionamento são a de se culpar pelo término e a de se ocupar com várias atividades para evitar a aceitação das novas emoções. Também é frequente o intuito de reprimir os sentimentos por vergonha ou medo de reconhecer o que está sentindo, para ter a sensação de que já superou o rompimento.

2- Praticar o autocuidado: Enquanto você se abre para aceitar todas as sensações e emoções negativas ocasionadas pelo término do namoro, também é válido preencher o vazio deixado pelo outro com um ingrediente poderoso e necessário: o amor-próprio. O sentimento de culpa pelo rompimento da relação pode até surgir no início, mas ele deve ser substituído aos poucos pelo autocuidado. Quem era você fora ou antes do relacionamento? Essa pessoa está precisando de carinho e atenção. Aproveite o tempo que antes era compartilhado para fazer o que você gosta, praticar algum exercício, aprender algo novo ou apenas descansar, dormir bem e se mimar de alguma forma: uma massagem, um presente ou até uma viagem, por exemplo;

3-Buscar apoio e acolhimento de pessoas queridas: Por mais que a dica anterior seja eficaz, às vezes é difícil se reconstruir na solidão, e tudo bem! Nesse sentido, vale a pena contar com o apoio de amigos e familiares queridos, que estão ao seu redor para acolher e cuidar, sem julgamentos. Se o namoro era daquele tipo tóxico, que afasta amigos e família, esse é, inclusive, o melhor momento de refazer os laços prejudicados pela privação das relações externas ao relacionamento amoroso. Essa rede de suporte emocional é muito importante! Por isso, mande mensagem para os seus amigos e familiares e busque fazer alguma atividade em conjunto. Às vezes, uma simples videochamada com uma pessoa querida já é o suficiente para recuperar os ânimos e melhorar o humor;

4- Respeitar o tempo de cura: O ideal é aproveitar a fase para desenvolver o autoconhecimento, fazer mudanças de hábitos necessárias e, até certo ponto, afastar-se de redes sociais e parar de procurar informações sobre o outro. Toda essa curiosidade ou tentativa de reaproximação é uma tortura, que só impede a ferida de cicatrizar. Engatar em um relacionamento seguido do anterior também é um erro, já que você não terá a chance de avaliar o que de fato aconteceu e como é possível ter relações mais sadias e prósperas no futuro. Sendo assim, respeite os seus sentimentos. Saiba lidar também com as idas e vindas das emoções. É muito comum achar que superou o término, mas no dia seguinte se sentir triste novamente. O processo de cura não é linear, e aceitá-lo é um forte ato de autocuidado;

5- Não ter medo de buscar ajuda profissional: Não tenha medo de aceitar que precisa de uma ajuda profissional, muito menos sinta vergonha disso. Lembra que o autocuidado é fundamental para a sua vida, independentemente da situação em que você se encontra? Então, a atenção para a saúde mental é apenas uma maneira de colocar isso em prática. Assim como a terapia é uma importante opção para ajudar na superação dos sentimentos ruins, outra prática pode ser de grande auxílio nesses momentos. No Espaço Recomeçar, é recomendado a Limpeza Espiritual como uma ajuda para limpar a mente e a alma e deixar para trás tudo aquilo que te machucava e ainda abre novos caminhos para futuros relacionamentos e amores que podem estar por vir.

Sobre o Espaço Recomeçar

Desde 2002, o Espaço Recomeçar auxilia pessoas por meio de Trabalhos Espirituais. Seu fundador, Maicon Paiva, é um renomado Espiritualista paulistano e sentiu a necessidade de auxiliar as pessoas em suas vidas. Seguindo a tradição da leitura de Búzios e Tarô, ele e sua equipe auxiliam com Limpezas Espirituais e Amarrações Amorosas. Nos anos de trabalho, o Espaço Recomeçar já auxiliou mais de 35 mil pessoas e está aberto para receber você! Além de atender no Brasil, Maicon Paiva também atende pessoas de países do mundo inteiro, como Portugal e Espanha. Tudo de forma confiável, online e com a privacidade necessária para o(a) consulente. Confira nossos serviços através do site, clicando aqui!

Créditos
Com informações da Queissada Comunicação
Foto Divulgação