Saber Viver

Pra lá de Marrakech! A decoradora Fátima Petrola fala sobre sua temporada no Marrocos e as inspirações que trouxe do fascinante país

Pra lá de Marrakech! A decoradora Fátima Petrola fala sobre sua temporada no Marrocos e as inspirações que trouxe do fascinante país

Uma das decoradoras mais requisitadas da cidade, Fátima Petrola é sinônimo de trabalho criativo, características que lhe renderam mais do que sucesso no décor de grandes eventos, mas garantiram à empresária uma reputação que precede os seus feitos.

Com uma concorrida agenda de trabalho, Fátima não abre mão de viajar e nem bem termina um roteiro, já está planejando o próximo. “Viajar para mim é mais que lazer, é um dever profissional. Representa, principalmente, um sopro de ar fresco, de onde retiro, muitas vezes, inspiração e coragem para continuar a empreender, pois tenho a oportunidade de conversar com pessoas das mais diferentes origens e especialidades empresariais”, revela.

Inspiração para empreender

O grande navegador Amyr Klink, disse certa vez que “as pessoas precisam viajar para lugares que não conhecem para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos e simplesmente ir ver e apreender”.

Fátima Petrola é uma das pessoas que busca aprender com a experiência e a se conectar com outros pontos de vista, outras realidades. Por isso, recentemente, esteve no Marrocos, um dos destinos africanos mais visitados por turistas que buscam um lugar de paisagens incríveis, cores vibrantes e culinária saborosa.

Batemos um papo com essa mulher, que é pura inspiração, sobre sua temporada no Marrocos. Confira:

Você gosta muito de viajar e conhecer novos lugares. Viajar é um investimento?

Viajar é um dos maiores investimentos que uma pessoa pode fazer. Viajando você adquire conhecimento, novas culturas e ganha perspectivas de novos horizontes. Você passa a conhecer outros espaços, outra arquitetura, outra gastronomia, outras formas de empreender, que faz com que você tenha oportunidade de usar essas referências na sua vida e no seu negócio.

 

Recentemente você esteve no Marrocos. Você já conhecia o país e por que a escolha desse destino?

Foi a primeira vez que estive lá. Eu já conhecia a Turquia, Grécia, Itália, vários outros países, mas o Marrocos me fascinou e me impactou profundamente. A escolha do destino se deu pelo fato de que hoje o mundo está com os olhos voltados para a África e para o Brasil, porque são culturas emergentes e possuem um nível de criatividade imenso a ser explorado. Esse aspecto foi o principal motivador de minha ida até lá, para buscar inspirações para o meu negócio. Faço parte de um grupo de mulheres empreendedoras de todo o Brasil, das mais diversas atividades e escolhemos esse destino como uma oportunidade de empreender e aplicar essas memórias e experiências vividas durante viagem em nossos negócios.

Que novidade você trouxe na bagagem?

Viajar para o Marrocos não traz só inspirações marroquinas. Aprendi sobre harmonia de cores, uso de materiais que são explorados nos mais diversos projetos e usos.

Um momento inesquecível?

Essa viagem era um sonho antigo e que tive a alegria de realizar. Eu tenho vários momentos marcantes, como dormir no deserto, almoçar em uma plantação de açafrão e passear de balão. Foi inesquecível!

 

Qual o próximo destino?

A Índia, que também irei com o grupo “Inspirando Mulheres Empreendedoras”. Vamos fazer uma imersão na cultura indiana, conhecer pessoas que trabalham com arte e gastronomia, para que possamos usar esses conhecimentos em nossas atividades.

Acho que Fátima Petrola concorda com o poeta Mário Quintana, que diz que “viajar é trocar a roupa da alma”. Se você tiver oportunidade, faça como ela, invista em viagens.