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Instituto Avon reforça atenção para saúde das mamas

Instituto Avon reforça atenção para saúde das mamas

Cobertura de exames para detecção de câncer de mama no Brasil ainda está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde

No mês de incentivo ao combate ao câncer, o Instituto Avon reforça a importância de iniciativas voltadas para a atenção ao câncer de mama, incluindo ações de conscientização sobre prevenção da doença e projetos que facilitam o acesso de pacientes a exames de diagnóstico e tratamentos adequados.

 

De acordo com dados do último levantamento do Panorama de Atenção ao Câncer de Mama no Sistema Único de Saúde, idealizado pelo braço social da Avon, o Brasil registrou uma taxa de 17% de cobertura mamográfica para mulheres entre 50 e 69 anos — um número muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a saber, 70% da população feminina a partir de 40 anos deve realizar o exame anualmente.

 

“Desde a sua fundação, há vinte anos, o Instituto Avon trabalha intensivamente para ampliar a detecção precoce do câncer de mama no Brasil. Acreditamos que é um dever de toda a sociedade civil viabilizar meios para que direitos fundamentais, como o acesso à saúde, sejam garantidos para a população feminina. Por isso, investimos na produção e divulgação de dados sobre a realidade das brasileiras, contribuímos para a implementação de políticas públicas mais eficientes, criamos campanhas de conscientização sobre o assunto e apostamos em projetos que visam a melhoria da qualidade de vida de pacientes e ampliem as chances de cura da doença”, explica Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.

Um dos projetos do qual a organização é parceira é o Cuida Mama, uma iniciativa realizada pelo Instituto Protea e Instituto Tellus visando ampliar a remissão de câncer de mama por meio de soluções que respeitam o olhar local, sensível e integrado para o cuidado da saúde da mulher. A programa teve início em 2021, com a implementação inicial em Cotia/SP, em cinco Unidades Básicas de Saúde locais e na Clínica da Mulher. O objetivo é expandir o projeto para outras oito UBS ao longo de 2023, aperfeiçoando as soluções criadas, visando cobrir aproximadamente 80% dos usuários dependentes do SUS na cidade.

A atuação do Cuida Mama envolve diferentes aspectos da jornada da paciente, desde o diagnóstico precoce ao acompanhamento das que recebem alta hospitalar, além de contar com frentes de monitoramento, avaliação e governança para tomada de decisões e levantamento de indicadores de processos e resultados das soluções implementadas. Cerca de 484 mulheres vêm sendo monitoradas pelo projeto, que também capacitou 311 profissionais da saúde em 2022. Uma de suas principais frentes de atuação é a Navegação Estendida de Pacientes, que contempla busca ativa por meio do rastreamento da doença e estabelecimento de novos processos e mecanismos digitais de monitoramento nas unidades de atenção primária e secundária, visando o cumprimento da Lei dos 30 Dias (Lei n.º 13.896/2019) e Lei dos 60 Dias (Lei nº 12.732/12), que definem prazos para diagnóstico e início de tratamento de pacientes com câncer de mama.

Navegação de pacientes

O Instituto Avon também contribuiu para a sanção da Lei Nº 14.450 no ano passado, que garante a implementação do Programa Nacional de Navegação de Pacientes com Neoplasia Maligna da Mama no Sistema Único de Saúde de todo o Brasil. Trata-se de uma tecnologia social, centrada na paciente, que funciona a partir da capacitação de profissionais de saúde que estarão presentes em toda a jornada da mulher com câncer de mama. A eficácia da metodologia do projeto foi verificada em um projeto piloto do Instituto Avon, que mostrou que a iniciativa diminui, de fato, o tempo de espera para diagnóstico do câncer de mama, acelera o início do tratamento para a doença e reduz as chances da paciente abandonar os cuidados médicos.

Além disso, a organização social também financia o Ligue Câncer, plataforma do Instituto Oncoguia voltada para o esclarecimento gratuito de dúvidas sobre todos os tipos da doença de maneira personalizada. Somente em 2022, foram realizados 1.621 atendimentos sobre câncer de mama por meio do canal, que atende não somente pacientes, mas também seus familiares, público leigo e profissionais da saúde. Para entrar em contato, basta ligar para o número 0800 773 1666.

Crédito:

Com informações da Assessoria de Imprensa do Instituto Avon