
Dados do Ministério da Previdência Social, de 2024, apontam que a doença motivou 172,4 mil benefícios por incapacidade temporária
Por que a hérnia de disco afeta tantas pessoas? Em 2024, a doença manteve-se como uma dos principais motivos de afastamento do trabalho no Brasil, segundo dados do Ministério da Previdência Social, gerando 172,4 mil benefícios por incapacidade temporária.
Diante desse quadro, é importante sabermos um pouco mais sobre os fatores de risco da doença, bem como os tratamentos disponíveis e prevenção. Segundo o neurocirurgião Carlos Lobão, da equipe NeuroVita, o problema caracteriza-se pelo deslocamento da cartilagem existente entre as vértebras da coluna, conhecida como disco vertebral. Quando uma parte dessa cartilagem sai do lugar, aparece a hérnia de disco.
O neurocirurgião explica que o deslocamento ocorre por alguma instabilidade na coluna cervical, torácica ou lombar. A mais frequente é na lombar. “Essa instabilidade geralmente é devido a artrose, que é o desgaste crônico das articulações da coluna.”, ressalta. Existem também as causas traumáticas, que podem surgir por conta de uma queda ou de um baque forte na coluna.
No ambiente de trabalho, os fatores de risco são as sobrecargas na coluna, que ocorre quando o trabalhador carrega materiais muito pesados. O esforço repetitivo e a postura inadequada por um longo período também são prejudiciais. Dentro desse cenário, é importante que as empresas estejam atentas à ergonomia no trabalho e ofereçam uma infraestrutura compatível com as tarefas que serão exercidas. Dessa forma, os profissionais poderão desempenhar suas funções sem prejuízo à saúde.
Outras causas da hérnia de disco são o sobrepeso e o sedentarismo, pois a falta de atividade física adequada faz com que a coluna fique enfraquecida e mais propensa ao surgimento da doença.
Sintomas da hérnia de disco
A dor é o principal sintoma da hérnia de disco e pode surgir em intensidade diferente e em diversos locais. É possível se manifestar somente na região da lesão como irradiar para outros partes do corpo, como o braço, mão, perna, pé etc. Outros sintomas que podem ocorrer são formigamento, câimbras, redução da força muscular e sensação de travamento.
Tratamentos
De acordo com o neurocirurgião, na maioria dos casos, o tratamento é clínico, com uso de medicamentos, repouso e fisioterapia. Também pode ser indicada alguma atividade de reforço da coluna, como RPG e pilates. Para cessar ou diminuir os sintomas, também são usados os tratamentos percutâneos, como as infiltrações, que consistem em injetar o medicamento diretamente no local da dor.
Em situações mais graves, segundo o neurocirurgião Carlos Lobão, é necessário o tratamento cirúrgico, por isso, é importante a avaliação de um especialista para que cada caso seja tratado de forma adequada.
“Dependendo de como esteja a hérnia, pode ser preciso fazer uma descompressão do nervo afetado pela lesão, e isso pode ser feito com microscópio cirúrgico ou ainda com endoscopia da coluna. Em casos mais graves, pode ser preciso fazer uma fixação da coluna.”, explica.”Mas, no geral, os tratamentos são bastantes favoráveis. Os resultados são bem positivos.”, ressalta o médico.
Como prevenir a hérnia de disco:
· Evitar o sobrepeso;
· Praticar atividade física (com orientação profissional) para ter uma coluna saudável e fortalecida;
· Ter atenção à postura, especial no local de trabalho, quando fica muito tempo sentado ou em pé;
· Evitar sobrecargas na coluna por um período prolongado.