Entre os dias 25 e 27 de abril, Belém (PA) será sede da XXVII Jornada do Norte-Nordeste de Reumatologia, promovida pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e pela Sociedade Paraense de Reumatologia. Durante três dias, o evento reunirá especialistas renomados do setor para discussões, apresentações de casos, e conferências abordando os principais e mais atuais temas da reumatologia com especificidades no tratamento da população nessas regiões do país.
“Vamos discutir os avanços na especialidade e o aprimoramento de conhecimento entre os profissionais de saúde, inclusive, com abordagens voltadas à atenção básica de saúde, que é a porta de entrada do paciente”, afirma a reumatologista Louise Tandaya Bendahan, presidente do evento e da Sociedade Paraense de Reumatologia.
Segundo ela, um importante desafio na reumatologia está na capacitação e interação com profissionais de saúde de outras especialidades para o encaminhamento do paciente, além da conscientização da população sobre os sintomas das principais doenças reumáticas. “Estamos falando de regiões com particularidades específicas, inclusive, geográficas, e precisamos ampliar o atendimento aos pacientes, o que inclui alcançar também populações de difícil acesso”, alerta.
Convidado especial da XXVII Jornada do Norte-Nordeste de Reumatologia para conduzir a conferência de abertura do evento, o médico neurocirurgião Erik Jennings, de Santarém, irá compartilhar sua experiência no “Atendimento em locais remotos na Amazônia”. O médico é uma das maiores referências no mundo em resgate de pacientes em áreas remotas.
Programação científica
A vasta programação científica da XXVII Jornada do Norte-Nordeste de Reumatologia contará ainda com um curso pré-jornada, com mesa-redonda para discutir o impacto da Inteligência Artificial na decisão terapêutica em reumatologia, a teleconsulta como uma prática de atendimento na reumatologia e como pode ser melhorada, a importância das mídias sociais para o reumatologista, além de conferência sobre direito dos pacientes na prática do reumatologista e o que está na legislação. Ainda na pré-jornada, destaque para a conferência sobre a importância da ampliação da área de atuação na reumatologia com focos na fisioterapia, Centro de Terapia Assistida (CTA), capilaroscopia, diagnóstico da osteoporose (DXA) e o uso da ultrassonografia (USG) como recurso complementar em reumatologia.
O evento segue com discussões relevantes em doenças como Artrite Reumatoide, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Doença de Sjögren, Síndrome do Anticorpo Antifosfolípide (SAF), Espondiloartrites, além de abordagens com reumatologia e oftalmologia, infecções em reumatologia com focos em Chikungunya e também COVID-19.
Para o reumatologista Marco Antônio Rocha Loures, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), o aprimoramento contínuo dos médicos é fundamental na especialidade. “Temos tido avanços muito importantes e expressivos em diagnósticos e tratamentos das doenças reumáticas, que estão disponíveis no Brasil, e a população deve ser beneficiada com uma assistência de qualidade e precoce para um tratamento correto e eficaz”, observou o especialista, ressaltando que os eventos científicos agregam conhecimento à prática clínica e ao dia a dia dos reumatologistas.
A jornada deverá reunir profissionais de saúde dos estados do Pará, Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá, Tocantins, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. As inscrições já estão abertas no site da Sociedade Brasileira de Reumatologia para reumatologistas, clínicos, residentes e profissionais de saúde interessados no tema.
Dados no Brasil
Estima-se que as doenças reumáticas já afetam mais de 15 milhões de brasileiros. Em geral, essas enfermidades provocam muitas dores nos pacientes e representam uma das maiores causas de afastamento do trabalho e de aposentadorias por invalidez.
Créditos
Com informações da Finestra Comunicação
Foto: Divulgação