Saber Viver

Ageless: movimento quebra estereótipos e traz liberdade geracional

Ageless: movimento quebra estereótipos e traz liberdade geracional

Novo olhar sem rótulos etários traz a importância do autocuidado e planejamentos para o futuro

Segundo o levantamento do IBGE, até 2030, o número de pessoas com mais de 60 anos deve ultrapassar o de crianças e adolescentes até 14 anos e em 2050, é previsto que 1 em cada 3 brasileiros será idoso. Com essa quebra do pacto intergeracional, em que a população está ficando mais velha e os mais jovens não têm mais filhos, a configuração do mundo mudou, dando início a movimentos que fomentem um envelhecimento mais saudável, consciente e para além da estética, com foco na qualidade de vida e no planejamento financeiro.

O movimento Ageless se apresenta à sociedade com longevos proativos, que cuidam da saúde mental e física, intelectualmente aptos para o mercado de trabalho e conectados às novas tecnologias e inovações. Ainda que o Ageless seja visto como uma quebra de paradigmas, para Antonio Leitão, gerontólogo do Instituto de Longevidade MAG, o movimento traz um novo olhar sobre como o envelhecimento populacional é percebido e vivido em sociedade.

“O mundo está mudando e com ele, o olhar para os longevos. Antes a idade definia possibilidades, liberdades e demarcava um único lugar ao processo de envelhecer: o esquecimento e a solidão. Hoje, a pessoa idosa ativa tem um leque de oportunidades para planejar quando parar e ter uma renda para aproveitar momentos com seus entes queridos, cuidados com a saúde e a busca por hábitos saudáveis para viver uma maturidade com qualidade e tranquilidade. A longevidade é para onde todos devemos almejar ir e perceber essa fase da vida não como um fim em si mesma, mas como mais uma oportunidade de projetar o futuro, é o desejável”, comenta Leitão.

Em um cenário social cada vez mais envelhecido, o Ageless mostra que o futuro, se bem planejado, não precisa ser algo temido, e sim apreciado e construído com autonomia em cada etapa da vida. Para auxiliar aos longevos, o Instituto de Longevidade MAG, criou a Cartilha de Crédito Consciente, com orientações de como utilizar e planejar o uso de seu dinheiro de forma planejada, em um material gratuito e completo.