Saber Viver

A importância da prática de exercícios para a saúde física e mental

{"key":"a6"}
{"key":"a6"}

A prática de exercícios físicos está diretamente associada ao desenvolvimento do corpo e da mente. Na avaliação de especialistas da área de saúde, esse tipo de atividade é fundamental para o desenvolvimento pessoal. Os benefícios para o corpo ao longo da vida, por exemplo, envolvem a prevenção de doenças cardíacas, e até mesmo câncer e diabetes. O Combate ao sedentarismo, a obesidade, retarda o envelhecimento, traz mais qualidade de vida, além de melhorar a imunidade.

Dentre os benefícios para a mente, estão a diminuição dos sintomas de depressão e ansiedade e a melhoria da memória. A atividade física realizada com frequência e rotina, melhora não só a estética, colabora, e muito, para saúde mental, por meio da liberação de hormônio neurotransmissor positivo, que só é liberado pela prática de exercícios físicos, evitando quadros de ansiedade, depressão e síndrome do pânico. Traz um alívio mental do cansaço por excesso de toxinas, desde tempo de exposição a telas até mesmo estudo, estresse e a rotina estressante do dia a dia.

Sobrepeso e obesidade no Brasil

Dados da Pesquisa Vigitel 2021 apontam que, entre as capitais brasileiras, a frequência de excesso de peso foi de 57,2%, sendo maior entre os homens (59,9%) do que entre as mulheres (55%). Em relação à obesidade, a taxa foi de 22,4%, semelhante entre mulheres (22,6%) e homens (22%). No cenário mundial, as Américas possuem a maior taxa de obesidade do mundo, segundo a Opas/OMS. Pelo menos 62% dos adultos têm sobrepeso ou obesidade.

A obesidade e a vida sedentária é uma prisão invisível, que limita, mas tem como reverter a situação e ter uma vida mais saudável e melhor. A e.body Brasil pode te ajudar nesta trajetória, um conceito novo que atende às necessidades das pessoas de hoje em dia. Pessoas que reconhecem a importância do exercício físico para ter mais saúde e bem-estar, mas levam uma vida muito corrida, com pouco tempo para se cuidar e não conseguem praticar uma atividade regularmente. Nossa missão é tirar essas pessoas do sedentarismo, entregando um treino de alta tecnologia em um ambiente diferenciado e aconchegante, sempre com foco no resultado e valorizando o tempo de cada um”, explica Marijana Marjanovic, CEO da e.body Brasil.

Entre os benefícios da EMS, está a redução de gordura total e visceral, ganho de massa, tonificação muscular, aumento de força/resistência, redução de dores nas costas, redução de flacidez e celulite e fortalecimento do assoalho pélvico. Tudo isso sem precisar sobrecarregar as articulações com pesos extras. As contrações musculares também estimulam a produção de colágeno e o fluxo sanguíneo na pele.

Segundo dados do Observatório da Atenção Primária da Umane, com base em levantamento da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) do Ministério da Saúde de 2021, 48,3% dos brasileiros que vivem nas capitais não fazem nenhuma atividade física. O relatório aponta o problema maior entre as mulheres, com 53,4% sem realizar nenhum tipo de exercício físico, contra 42,2% dos homens. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a atividade física deve ser praticada regularmente, e a prática deve ser realizada em intensidade no mínimo moderada, de forma regular, que causa modificações na fisiologia do corpo humano, entre elas, sudorese, aumento dos batimentos cardíacos e da frequência respiratória.

Mas a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS — 2018), do Ministério da Saúde aponta que um em cada dois brasileiros adultos não pratica o recomendado pela OMS, o que também gera índices preocupantes: segundo o Ministério da Saúde, o risco de mortalidade por doenças crônicas, como doenças cardiovasculares e doenças metabólicas é de 20% a 30% maior em pessoas sedentárias do que em indivíduos que são adeptos da atividade física regular e moderada.

Créditos:

Com informações da assessoria de imprensa Fala Criativa

Foto: Divulgação