A arquiteta Mayra Molina assina o projeto que prima pelo funcionalidade acima de tudo.
Por Luiza Barros
Fotos Balthazar Produções
Um estúdio de pilates perfeito tem que ser limpo, organizado e com um espaço otimizado para abrigar todos que vierem cuidar da saúde e qualidade de vida. Mas a jornada para atingir esse objetivo vai desde os primeiros estágios de planejamento do lugar. Quem aceitou o desafio de criar um estúdio diferenciado foi a arquiteta Mayra Molina, que usou sua experiência no mercado para promover ao ambiente uma atmosfera charmosa e com elegância despretensiosa.
A área total divide-se em sala de aula de pilates, sala de estética, sala de administração, um conjunto sanitário, uma copa, um lavabo, recepção e sala de espera. O público seria variado, desde pessoas que procuram tratamentos terapêuticos às que buscam o segmento fitness. Por isso, o projeto teria de ser flexível: possuir ambientação confortável e tranquila para atender ao público mais exigente, sem deixar de atender às demandas por um ritmo mais frenético.
“Esteticamente este projeto foi tratado com um cuidado especial por ser o pioneiro neste formato: um estúdio com décor mais elaborado e personalizado, com ar discreto e ao mesmo tempo arrojado”, declara a arquiteta. Os grandes pilares, as vigas baixas e a parede em pele de vidro onde ficaria o espaço das aulas foram ponto de partida para o desenvolvimento do layout, o qual promoveu máxima integração entre os meios, sem esquecer da privacidade entre eles. Foi também importante adaptar as circulações para que atendessem a necessidades especiais.
A sala de pilates foi dominada por tatames vermelhos, em contraponto aos tons neutros e amadeirados dos aparelhos. A iluminação cênica com sistema de variação colométrica contribuiu para a sinergia do local. Para a arquiteta, o detalhe mais interessante e charmoso fica no local de prática de aeropilates, um círculo emoldurado no forro de gesso, com iluminação embutida que permite variar entre uma gama de cores, podendo ser usada para cromoterapia ou como decorativa.
O projeto luminotécnico também destaca detalhes construtivos e as obras de arte, que dão sofisticação aos espaços com linhas contemporâneas, norteados por um exclusivo design de marcenaria. “Por ser um espaços um tanto compacto, a funcionalidade tinha que falar mais alto para que tudo desse certo”, diz Mayra. A marcenaria, então, ajudou a atender às necessidades, deu personalidade ao projeto e valorizou cada cantinho do ambiente.
O lavabo singulariza-se pela base do lavatório em amarelo ouro e o papel de parede com desenhos geométricos e muito espelho. Funcionalidade, praticidade e conforto foram palavras de ordem para a sala de administração, que possui tons neutros com uma pincelada de cor fresca e uma obra de arte que personaliza o local. Na recepção, o destaque foi para os contrastes entre a elegância do brilho da Mica e do espelho bronze e a leveza do linho das poltronas, do papel de parede e da grande cortina que divide os ambientes. “E, para conferir identidade à sala de espera, um grande tapete em patchwork repleto de cores fortes”, completa Mayra.