Você já ouviu alguém dizer que “quando eu era mais novo, eu era bem magrinho ou magrinha”? É comum que as pessoas, conforme vão envelhecendo, reclamarem da tendência para engordar.
Mas por que isso acontece?
Vários elementos podem facilitar o ganho de peso com a idade, como genética, quedas hormonais, sedentarismo, sarcopenia e hábitos alimentares. No caso das mulheres, as mudanças hormonais desempenham grande papel a partir da menopausa, quando cessa a produção do estrogênio.
Vamos falar de algum deles:
SEDENTARISMO – O sedentarismo é marcado pela falta de atividades físicas, que faz com que a pessoa tenha um gasto calórico reduzido. Considera-se sedentária a pessoa que gasta menos de 2.200 calorias por semana com exercícios físicos. É comprovado que a maioria das pessoas praticam menos exercícios físicos com o passar dos anos.
HIPOGONADISMO – É uma condição na qual as gônadas (testículos nos homens e ovários nas mulheres) não produzem quantidades adequadas de hormônios sexuais, como a testosterona nos homens e o estrogênio nas mulheres. A diminuição da produção hormonal com o passar dos anos prejudica a queima de gordura e o metabolismo!
SARCOPENIA – O declínio do metabolismo é consequência da progressiva mudança da composição corporal, potencializada pela diminuição dos hormônios sexuais, típica do envelhecimento após 40 anos. Perde-se em média 10% da massa magra por década e, a cada ano, entre 40 e 60 anos, perdemos aproximadamente 200g de músculo e ganhamos 600g de gordura.
Desejo a todos uma maravilhosa semana, com felicidade, saúde e moderação.