Atualidades

Perigos de misturar produtos químicos para limpeza

Em 2020, a Anvisa identificou um aumento de 23% nos casos de intoxicação em adultos, devido ao mau uso de produtos de limpeza: foram mais de 1.500 casos, entre janeiro e abril daquele ano de pandemia, em relação ao mesmo período do ano anterior. Principalmente na Internet, são muitas as fontes duvidosas, compartilhando mitos e receitas acessíveis financeiramente, com promessas milagrosas para extrair manchas, odores, ou deixar pisos e superfícies limpos em minutos.

“O risco de misturar produtos de limpeza é de eles reagirem e haver uma liberação de gases irritantes”, explica o especialista em Alergologia e Imunologia Clínica pelo São Cristóvão Saúde e Membro da ERS (European Respiratory Society), Dr. Alexandre Okamori. Entre os possíveis sinais de intoxicação, o médico destaca:

Crises de tosse;
Falta de ar e chiado;
Coceira na pele;
Sintomas de coriza;
Espirros;
Obstrução nasal, em pacientes alérgicos.

“Além disso, se a pessoa for alérgica a algum componente desses produtos, pode ter uma reação de pele ao contato ou até queimaduras”, sinaliza o alergista. Outro fator é que, dependendo da mistura realizada, os componentes podem até mesmo causar explosões, colocando pessoas e suas residências em risco.

Armazenamento
Também é comum pessoas guardarem esses produtos clandestinos em embalagens inadequadas, como em potes de alimentos, garrafas de refrigerante, de leite ou shampoo. Para isso, além de jamais realizar misturas por conta própria, é preciso ler atentamente os rótulos e embalagens dos produtos, para seguir recomendações dos fabricantes.

No site Pode Misturar, é possível verificar se substâncias químicas são seguras de se misturar. Porém, vale ressaltar: esses produtos não são testados por profissionais e sua potência pode ser prejudicada, anulando o efeito desejado.

Em caso de suspeita de intoxicação química, ou qualquer exposição a produtos de limpeza, deve-se buscar atendimento imediato. Afinal, nenhuma limpeza vale tanto quanto a saúde.

Créditos
Com informações da PR Consulting Americas
Foto: Divulgação