Atualidades

Obesidade, uma doença inflamatória!

Chubby woman touching belly at the hospital room.
Chubby woman touching belly at the hospital room.

Dentre vários fatores de risco na atual pandemia do vírus SARS-CoV-2, tem se observado que a obesidade é um dos maiores deles em indivíduos com menos de 60 anos, provocando agravamento significativo das consequências desta doença. A obesidade, considerada no passado um sinal de fortuna, saúde e beleza, é atualmente considerada uma doença crônica multifatorial, caracterizada pelo excesso de gordura corporal decorrente da hiperplasia e/ou hipertrofia dos adipócitos (células gordurosas).

 

O que é obesidade?

Para ser considerado obeso, o paciente tem que ter o IMC acima de 30. A obesidade é fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras. São muitas as causas da obesidade.

 

Tecido adiposo e a inflamação

Sabe-se hoje que o adipócito não tem simplesmente a função de armazenar energia para fornecer nutrientes ao nosso organismo em momentos de privação alimentar. O tecido adiposo é considerado um órgão endócrino que sintetiza e libera uma variedade de peptídeos e não peptídeos, bem como expressam outros fatores!

A gordura em excesso, principalmente a visceral, secreta substâncias consideradas pró inflamatórias, que são denominadas adipocinas (proteínas), como a leptina, o fator de necrose tumoral alfa (TNF-α); a interleucina-6 (IL-6); e também o PAI-1, que forma trombos ou coágulos.

Desta forma o controle da obesidade é importantíssimo para saúde de todos os indivíduos.

Caso você esteja obeso, procure um profissional formado e habilitado para ajudá-lo a recuperar sua saúde!

Desejo a todos uma maravilhosa semana, com felicidade, saúde e moderação.