Alimento funcional é todo alimento que, além das propriedades nutricionais básicas, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, sempre quando consumidos usualmente. Apresenta características que podem proporcionar benefícios para prevenção ou promoção da saúde.
A legislação atual
Segundo a ANVISA em sua Resolução RDC n. 54/2012, não existem alimentos funcionais, e sim alimentos com alegações de propriedades funcionais e de saúde, desde que utilizados em quantidade e pelo tempo suficientes para que estes promovam benefícios.
E a ciência?
A ciência diz que um alimento com alegação funcional é caracterizado pela influência direta no funcionamento do organismo, devido a oferta de componentes bioativos. Um exemplo disso é a uva, rica em um importante antioxidante chamado de resveratrol, que é considerado protetor cardiovascular.
E os estudos científicos mostram que de nada adianta comer uva ou beber vinho e ser sedentário. Sempre ressaltamos na nutrição que o equilíbrio é a chave para o sucesso de toda alimentação e, por isso, não podemos atribuir a um único alimento efeitos “milagrosos”.
Minha opinião
É comprovado cientificamente que alguns alimentos possuem alegações de propriedades funcionais, o difícil de entender é que eles devem ser consumidos de forma cotidiana ao longo de sua vida e não eventualmente, por que senão são apenas bons alimentos, e não funcionais. Estes devem estar inseridos em sua rotina cultural e social.
Um exemplo claro disso, e que podemos aplicar em nossa realidade, é o nosso açaí, que pode ser considerado um alimento funcional, pois possui propriedades antioxidantes, depurativas, estimulantes e anti-inflamatórias, então a população que consome a fruta de forma cotidiana ao longo da vida será beneficiada por estes benefícios funcionais.
Então, infelizmente aquele alho negro com efeito termogênico e que previne colesterol e aterosclerose que custou R$900,00 reais o quilo, lembre-se que você pagou R$18 por 20 gramas. Que lhe indicaram como funcional, sendo a maior maravilha do mundo, e não serve para nada. Simplesmente por que você não é japonês, não mora no Japão onde se fermenta o alho e se passa a vida toda o utilizando. Além de não estar exposto a inúmeros outros fatores que podem estar associados a estes benefícios.
Dessa forma, precisamos compreender a importância da ação dos compostos bioativos em alimentos funcionais, considerando sempre os níveis de evidência científica concretas para os achados nessa área e, ainda, contextualizá-los na adoção de um estilo de vida mais saudável e equilibrado.
Abandonem os modismos, não existe fórmula mágica. O que funciona é perseverança e disciplina ao longo do tempo.
Desejo a todos uma maravilhosa semana, com felicidade, saúde e moderação.