Em geral, o principal objetivo com a suplementação pré-treino é aumentar a força muscular, melhorar os níveis de energia, retardar a fadiga e melhorar o fluxo sanguíneo durante a atividade física, elevando a concentração de oxigênio e outros nutrientes nos músculos. Para quem faz exercícios físicos regularmente, a alimentação e os suplementos pré-treino podem ser uma estratégia importante aos resultados esperados.
Além de melhorarem os níveis de energia e resistência muscular durante a atividade física, o pré-treino também auxilia na hipertrofia muscular. Isso porque os exercícios de resistência causam microlesões nas fibras musculares, que devem ser recuperadas para que você consiga aumentar sua massa magra. Quando nos referimos a pré-treino na nutrição esportiva, podemos nos referir a 2 tipos diferentes de abordagem!
Primeiro temos o pré-treino nutricional, que está relacionado a alimentos e/ou suplementos alimentares. Temos também os pré-treinos estimulantes cerebrais que podem ser os termogênicos e os estimulantes. A suplementação no pré-treino nutricional pode ser realizada com alimentos, suplementos ou a combinação de ambos, geralmente são utilizadas frutas, leite, ovos, aveia, castanhas, whey protein, maltodextrina dentre várias outras opções. Geralmente são escolhidos alimentos mais leves e que facilitam a digestão.
A suplementação no pré-treino, que são estimulantes cerebrais, comumente são utilizados cafeína, taurina, canela, guaraná em pó, dentre outros. Porém é fundamental procurar ajuda profissional tendo em vista que o objetivo esportivo e estético está diretamente relacionado a utilização destas estratégias!
Desejo a todos uma maravilhosa semana, com felicidade, saúde e moderação.