Por trás da imponência da riqueza da Floresta Amazônica, a andiroba, um bioativo da medicina ancestral, se destaca pelas propriedades anti-inflamatórias, desinfetantes e antiparasitárias, que a tornam conhecida entre as populações da região Norte do Brasil. O óleo, rico em ômega 9, considerado milagroso pelos povos da floresta, é retirado artesanalmente da semente de andiroba e é também utilizado na fabricação de sabonetes, polpas hidratantes e óleos para mãos e corpo. Com ação anti danos, esse bioativo é potente para recompor a proteção natural da pele, por meio de produtos de alta performance e experiência sensorial amazônica.
A linha Natura Ekos, com mais de 20 anos no mercado, apresenta os benefícios da andiroba em diversos produtos de cuidado com o corpo, que vão desde a hidratação até a proteção natural da pele. Tudo isso, em sintonia com a preservação da floresta e utilização de recursos sustentáveis de forma inteligente, em que as comunidades, conhecidas como guardiãs da floresta, auxiliam na extração do óleo bruto, por meio do comércio justo e repartições de bens. Dessa forma, os limites geográficos se reduzem e o potencial da floresta Amazônica chega às mãos de todos.
“A utilização de ingredientes da biodiversidade brasileira é um dos nossos diferenciais que aproximam o cliente da realidade local. Frutos como a andiroba são os utilizados nas linhas mais conhecidas da marca, como nossos sabonetes, que possuem bioativos que atuam na manutenção da hidratação natural da pele, além de restaurar a barreira cutânea”, comenta Denise Coutinho, diretora de Marketing da Natura Brasil. “O aproveitamento total destes ingredientes, utilizando sementes, caroços e polpas, resultam na potencialização dos efeitos dos bioativos, oferecendo ao cliente o máximo dos benefícios que a natureza pode oferecer”, finaliza a executiva.
Na prática, o óleo poderoso é responsável pelo fortalecimento de mais 2 mil famílias guardiãs da floresta, que garantem que o bioativo seja utilizado para produtos Natura Ekos e preservado com as mesmas características para as próximas safras. Com isso, é possível obter uma experiência olfativa com perfume amadeirado marcante, que contribui também para hidratação e relaxamento profundo.
Por meio do conhecimento ancestral dos povos originários, sobre as propriedades medicinais e hidratantes da andiroba, comunidades podem se beneficiar tanto do uso da andiroba “in natura” quanto do beneficiamento de produtos com alta performance, como é a linha de sabonetes Natura Ekos, livres de gordura animal, sem testes em animais e com 95% de ingredientes vegetais. Além da experiência sensorial hidratante e olfativa com andiroba, também é possível experimentar sabonetes cheirosos, coloridos e naturais com as propriedades do açaí, castanha, buriti e tukumã, bioativos que nascem na floresta amazônica e passam pelo processo de beneficiamento na saboaria da Natura em Benevides, no Pará, num processo sustentável, que envolve a comunidades locais e o Ecoparque, centro tecnológico da Natura.