A Nespresso, empresa B-Corp pioneira em cafés porcionados de qualidade sustentável, uniu-se à startup francesa de moda upcycling Zèta, conhecida por sua proposta vegana e zero desperdício, e traz com exclusividade para o Brasil o Tênis RE:GROUND, feito com borra de café e outros materiais reciclados. Em edição limitada, a novidade chega ao mercado nacional em uma data simbólica, no Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, e comprova que com criatividade é possível dar uma nova vida a qualquer material. Disponível apenas na cor Latte, o lançamento será comercializado exclusivamente no site da Nespresso, para clientes Ambassadors.
Resultado de um ano de pesquisa da Zèta, o Tênis RE:GROUND é inovador, vegano e pet friendly. Confeccionados em uma oficina familiar em Portugal, cada par é feito com 80% de itens reciclados e sustentáveis, como: material vegetal de cereais sem pesticidas na parte superior; cadarços de plástico reciclado; palmilha removível de borra de café e cortiça reciclada, sola de borra de café e borracha reciclada e cola produzida com látex recuperado. Sua embalagem é de saco de juta recuperado e o flyer com todas as informações do produto é de papel reciclado e resíduos orgânicos de café.
“Temos buscado parceiros estratégicos ao redor do mundo e alinhados aos nossos propósitos, como a Zèta, para dar uma segunda vida aos nossos resíduos e mostrarmos aos consumidores o que acontece na prática com as cápsulas que eles levam para reciclar”, comenta Fernanda Gobbo, Head de Sustentabilidade da Nespresso Brasil.
Programa de Reciclagem da Nespresso no Brasil
Atualmente, a Nespresso tem em prática um robusto programa de logística reversa, garantindo que 100% dos consumidores brasileiros tenham acesso a pontos de coleta de cápsulas, seja por meio das Boutiques e lojas pop-up da marca ou parceiros de serviço postal gratuito.
Depois de coletadas, as cápsulas são enviadas a um centro de reciclagem, em Osasco (SP), onde o alumínio é descaracterizado e transformado em lingote, utilizado na fabricação de outras peças, como jaquetas, relógios, canivetes, enfeites para árvore de Natal, entre outros.
Já a borra do café é enviada ao programa Nespresso Hortas, sendo usado para a compostagem, transformando-se em adubo para o cultivo de hortas orgânicas, com os alimentos destinados para famílias em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para sua segurança alimentar.
Sustentabilidade de ponta a ponta
A Nespresso tem o compromisso de uma atuação 360° dentro da circularidade, com iniciativas em várias etapas na sua cadeia de valor, possibilitando mudanças significativas ao incorporar ações transformadoras como as práticas de agricultura regenerativa, ecodesign, reciclagem e a construção de uma economia de baixo carbono.
Os resultados robustos obtidos até o momento possibilitaram a empresa na conquista do certificado como Empresa B, comprovando o alto impacto social e ambiental de suas ações e consolidando o seu compromisso de deixar um legado positivo no mundo e em se tornar Net Zero até 2035.
“A coleção de tênis RE:GROUND, em parceria com a Zèta, é mais maneira de a Nespresso consolidar o café como uma força para o bem”, conclui Gobbo.
Sobre Nestlé Nespresso S/A
A Nestlé Nespresso S/A é pioneira e referência em cafés porcionados de alta qualidade. A companhia trabalha com mais de 150 mil cafeicultores em 18 países por meio do Programa AAA de Qualidade Sustentável, para incorporar práticas sustentáveis nas fazendas e ao redor delas. Lançada em 2003 em colaboração com a ONG Rainforest Alliance, o programa ajuda a aumentar o rendimento e a qualidade das colheitas, garantindo um fornecimento de café de alta qualidade e melhorando a subsistência dos agricultores e de suas comunidades.
Em 2022, a Nespresso obteve a certificação B Corp™, aderindo a um movimento internacional de mais de 7.900 empresas lideradas por propósitos que cumprem os mais elevados padrões de responsabilidade social, ambiental e de transparência.
Com sede em Vevey, na Suíça, a Nespresso opera em 93 mercados e tem 14 mil colaboradores em seu quadro. Em 2023, alcançou uma rede de 791 boutiques ao redor do mundo. Para mais informações, visite o site oficial.