Moda e Beleza

Nespresso lança no Brasil tênis feito com borra de café

Nespresso lança no Brasil tênis feito com borra de café Nespresso lança no Brasil tênis feito com borra de café Nespresso lança no Brasil tênis feito com borra de café Nespresso lança no Brasil tênis feito com borra de café
Nespresso lança no Brasil tênis feito com borra de café

A Nespresso, empresa B-Corp pioneira em cafés porcionados de qualidade sustentável, uniu-se à startup francesa de moda upcycling Zèta, conhecida por sua proposta vegana e zero desperdício, e traz com exclusividade para o Brasil o Tênis RE:GROUND, feito com borra de café e outros materiais reciclados. Em edição limitada, a novidade chega ao mercado nacional em uma data simbólica, no Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, e comprova que com criatividade é possível dar uma nova vida a qualquer material. Disponível apenas na cor Latte, o lançamento será comercializado exclusivamente no site da Nespresso, para clientes Ambassadors.

Resultado de um ano de pesquisa da Zèta, o Tênis RE:GROUND é inovador, vegano e pet friendly. Confeccionados em uma oficina familiar em Portugal, cada par é feito com 80% de itens reciclados e sustentáveis, como: material vegetal de cereais sem pesticidas na parte superior; cadarços de plástico reciclado; palmilha removível de borra de café e cortiça reciclada, sola de borra de café e borracha reciclada e cola produzida com látex recuperado. Sua embalagem é de saco de juta recuperado e o flyer com todas as informações do produto é de papel reciclado e resíduos orgânicos de café.

“Temos buscado parceiros estratégicos ao redor do mundo e alinhados aos nossos propósitos, como a Zèta, para dar uma segunda vida aos nossos resíduos e mostrarmos aos consumidores o que acontece na prática com as cápsulas que eles levam para reciclar”, comenta Fernanda Gobbo, Head de Sustentabilidade da Nespresso Brasil.

Programa de Reciclagem da Nespresso no Brasil

Atualmente, a Nespresso tem em prática um robusto programa de logística reversa, garantindo que 100% dos consumidores brasileiros tenham acesso a pontos de coleta de cápsulas, seja por meio das Boutiques e lojas pop-up da marca ou parceiros de serviço postal gratuito.

Depois de coletadas, as cápsulas são enviadas a um centro de reciclagem, em Osasco (SP), onde o alumínio é descaracterizado e transformado em lingote, utilizado na fabricação de outras peças, como jaquetas, relógios, canivetes, enfeites para árvore de Natal, entre outros.

Já a borra do café é enviada ao programa Nespresso Hortas, sendo usado para a compostagem, transformando-se em adubo para o cultivo de hortas orgânicas, com os alimentos destinados para famílias em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para sua segurança alimentar.

Sustentabilidade de ponta a ponta

A Nespresso tem o compromisso de uma atuação 360° dentro da circularidade, com iniciativas em várias etapas na sua cadeia de valor, possibilitando mudanças significativas ao incorporar ações transformadoras como as práticas de agricultura regenerativa, ecodesign, reciclagem e a construção de uma economia de baixo carbono.

Os resultados robustos obtidos até o momento possibilitaram a empresa na conquista do certificado como Empresa B, comprovando o alto impacto social e ambiental de suas ações e consolidando o seu compromisso de deixar um legado positivo no mundo e em se tornar Net Zero até 2035.

“A coleção de tênis RE:GROUND, em parceria com a Zèta, é mais maneira de a Nespresso consolidar o café como uma força para o bem”, conclui Gobbo.

Sobre Nestlé Nespresso S/A
A Nestlé Nespresso S/A é pioneira e referência em cafés porcionados de alta qualidade. A companhia trabalha com mais de 150 mil cafeicultores em 18 países por meio do Programa AAA de Qualidade Sustentável, para incorporar práticas sustentáveis nas fazendas e ao redor delas. Lançada em 2003 em colaboração com a ONG Rainforest Alliance, o programa ajuda a aumentar o rendimento e a qualidade das colheitas, garantindo um fornecimento de café de alta qualidade e melhorando a subsistência dos agricultores e de suas comunidades.

Em 2022, a Nespresso obteve a certificação B Corp™, aderindo a um movimento internacional de mais de 7.900 empresas lideradas por propósitos que cumprem os mais elevados padrões de responsabilidade social, ambiental e de transparência.

Com sede em Vevey, na Suíça, a Nespresso opera em 93 mercados e tem 14 mil colaboradores em seu quadro. Em 2023, alcançou uma rede de 791 boutiques ao redor do mundo. Para mais informações, visite o site oficial.