Moda e Beleza

Natura é líder em beleza e cuidados pessoais no Brasil e na America Latina, aponta Euromonitor

Natura é líder em beleza e cuidados pessoais no Brasil e na America Latina, aponta Euromonitor

A Natura, marca brasileira de cosméticos, é líder em beleza e cuidados pessoais no Brasil e na América Latina, de acordo com o mais recente relatório da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International, divulgado nesta segunda-feira (8/4). Com uma estratégia traçada para ampliar o consumo por novos públicos e em múltiplos canais – incluindo venda direta, lojas próprias, franquias e e-commerce-, a marca se fortalece em seu território-chave.

João Paulo Ferreira, presidente da Natura e CEO de Natura &Co América Latina, destaca que no último ano, a marca Natura registrou um notável aumento em receita líquida consolidada, refletindo um desempenho impulsionado inclusive por canais como varejo e digital. “Nossa estratégia tem se mostrado exitosa e contempla a omnicanalidade e inovação, somados ao desenvolvimento de novos produtos, especialmente para a marca Natura, e o impulsionamento da nossa plataforma de serviços financeiros, o Emana Pay. Continuaremos a ampliar nosso impacto positivo pelo desenvolvimento das Consultoras de Beleza e fortalecimento do nosso modelo de negócios na Amazônia”, resume Ferreira.

Em 2023, o crescimento da receita da marca Natura foi de 35% na América latina hispânica e 15% no Brasil. No território nacional, categorias-chave cresceram uma média de 20%, como perfumaria, cabelos, deos, sabonetes e maquiagem. Marcas emblemáticas, como Kaiak, Tododia e Essencial, sustentam a posição da marca na liderança do mercado.

Atualmente, Natura conta com cerca de 900 lojas físicas, sendo 150 inauguradas em 2023. “A Natura hoje está entre as maiores franquias do país e nossos indicadores mostram que lojas impulsionam ainda mais o rendimento de consultoras na região”, pontua o executivo. O CEO acrescenta que 20 milhões de clientes únicos passaram por uma loja em 2023, sendo a maioria deles não-compradores em venda direta, indicando baixa sobreposição desses canais.

No último trimestre de 2023, as vendas online no Brasil cresceram 27% em relação ao mesmo período do ano anterior. “Fizemos investimentos robustos no e-commerce, que foram fundamentais para os resultados positivos alcançados. A nossa expansão digital vem proporcionando maior proximidade da Natura com seus clientes e uma experiência de compra cada vez mais conveniente e personalizada”, afirma o executivo.

Em 2023, Natura &Co América Latina – que também inclui as operações da marca Avon na região – teve uma receita bruta consolidada de R$27 bilhões. No mesmo período, o GMV (Gross Merchandise Volume) gerado apenas para cosméticos ficou em R$40

bilhões – considerando também itens não-CFT, o número sobe para R$44 bilhões. Globalmente, excluindo The Body Shop e Aesop, a holding Natura &Co finalizou o ano com R$35 bilhões de receita bruta e GMV de R$48,5 bi, considerando itens cosméticos.

Por ser uma empresa listada, as receitas da companhia são reportadas ao mercado, sempre de forma transparente e consistente, conforme a legislação – diferentemente de companhias fechadas. O GMV, métrica reportada ao Euromonitor para fins de comparação, faz apenas referência ao valor total das mercadorias vendidas.

Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética que tem como razão de ser a criação de produtos e serviços que promovam o Bem Estar Bem. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil e com forte presença omnicanal. Faz parte do grupo Natura &Co, combinando seus propósitos com a marca Avon. Pioneira no compromisso com a sustentabilidade, em 1983, a Natura se tornou a primeira marca de cosméticos brasileira a oferecer refis no portfólio. No fim dos anos 1990, iniciou a inclusão de ingredientes da sociobiodiversidade brasileira, em especial a amazônica, em seus produtos, refletindo a amplitude dos investimentos em regeneração, conceito esse adotado em diversas práticas pela empresa desde a sua fundação, mas que desde o fim de 2023 passou a ser o centro de sua estratégia empresarial. Também foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014. Conquistou o selo The Leaping Bunny, da organização de proteção animal Cruelty Free International em 2018, confirmando seu compromisso de não realizar testes em animais com seus produtos ou ingredientes. Com presença na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias Aqui Tem Natura.

Créditos
Com informações da Agência Eko
Foto: Divulgação