Quando se trata de empresas referência em sustentabilidade, a Natura é uma das marcas mais lembradas no Brasil. Focada em valorizar a biodiversidade brasileira, utilização de ingredientes originais do país, formulações veganas e cruelty free, além de embalagens recicladas e recicláveis, a companhia é um marco na indústria de cosméticos brasileiros. Seguindo seu compromisso com as iniciativas de inovação e sustentabilidade, a empresa lançou, em dezembro de 2021, a marca Natura Biōme, entrando no mercado de cosméticos sólidos do país.
Com um portfólio com shampoos, condicionador e sabonetes corporais cremosos e esfoliantes, Biōme chega para o consumidor com o objetivo de radicalizar o não uso de plásticos, de água, a naturalidade das fórmulas, que contam com mínimo de 97% de ingredientes naturais e sua biodegradabilidade. O portfólio da marca possui alto rendimento comprovado: 1 barra de 90g do Shampoo em barra equivale a 1,8 frascos plásticos de 200ml de um Shampoo líquido tradicional, enquanto o condicionador rende 8 vezes mais do que um líquido. O desenvolvimento dos cosméticos foi realizado para atingir alta performance, assim como os produtos líquidos da empresa, ao mesmo tempo que entrega responsabilidade com o meio ambiente.
O principal ingrediente de Biome é o óleo de Dendê, proveniente do primeiro sistema agroflorestal para cultivo de óleo de palma no mundo, que cultiva dendê no Pará de maneira sustentável, aproximando a cultura dessa oleaginosa do seu ambiente original na floresta por meio da associação de diversas plantas no sistema de produção. “É muito importante para a Natura manter sua excelência em performance e formulações, ao mesmo tempo que caminha em direção à inovação e geração de impacto positivo ao meio ambiente. Fomos a primeira multinacional brasileira de cosméticos a ingressar no mercado de produtos de beleza e cuidados pessoais em barra, unindo produtos com alta naturalidade e máxima performance.”, explica Tatiana Ponce, CMO e head de Inovação para Natura Global.
As embalagens de Biome foram desenvolvidas com papel reciclável e reciclado pós-consumo e proteção interna feita com filme celulósico biodegradável, obtido a partir de fontes renováveis. Para armazenar ou transportar as barras após a abertura, a marca comercializa um acessório produzido em parceria com a startup californiana Mango Materials, pioneira no desenvolvimento de novos materiais de impacto positivo para o planeta. Com design exclusivo, inspirado nas barras de Natura Biōme, este acessório é produzido a partir de uma tecnologia inédita que captura gás metano e o transforma em bioresina, tornando um gás potencialmente nocivo ao meio ambiente em material compostável e biodegradável.
A marca era distribuída exclusivamente em algumas lojas físicas na capital de São Paulo e enviada para regiões próximas, porém, agora, os cosméticos podem ser adquiridos via e-commerce por clientes de todo o Brasil. Os cosméticos sólidos, além de serem adquiridos de forma online, também podem ser encontrados em lojas físicas de São Paulo (Flagship Natura na R. Oscar Freire, Shopping Higienópolis, Shopping Eldorado e Bourbon Shopping), Rio de Janeiro (Barra Shopping) e Salvador (Shopping Barra) para que o consumidor possa ter contato direto com os produtos e entender mais dos seus benefícios.
Créditos
Com informações da Agência Eko
Foto: Divulgação