Atualidades

Manoel Murrieta é o novo presidente da Associação de Membros do Ministério Público

Manoel Murrieta é o novo presidente da Associação de Membros do Ministério Público

Recentemente o paraense Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares assumiu a presidência da Associação Nacional de Membros do Ministério Público, o CONAMP. O grande desafio agora é representar aproximadamente 16.000 membros do Ministério Público Brasileiro, é algo que, na opinião dele, exige muita dedicação, esforço e responsabilidade. Para Manoel, receber esta missão e a confiança da classe é dignificante, significa estar à frente da maior entidade de classe de membros do Ministério Público Brasileiro e da América Latina. “Sem dúvida é galgar o degrau mais elevado da carreira classista. Na vida pessoal, significa um momento importantíssimo de aprendizado e amadurecimento, já que a dimensão da atuação nos oferece uma larga visão e um amplo ambiente de debate”, conta o promotor.

Mesmo com um reconhecimento, muitas vezes menosprezado dos profissionais nortistas, Manoel foi escolhido para o cargo. E esse é outro desafio que ele leva nessa missão: trazer visibilidade e notoriedade a outros profissionais do Estado. De acordo com ele, o Norte tem grandes nomes e realmente é necessário incrementar a atuação no cenário nacional. Hoje, aos poucos, os espaços estão sendo ocupados por profissionais da região norte, como os cargos de Presidente do Congresso Nacional, Ministro do Superior Tribunal de Justiça e conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público.

“Particularmente parto da premissa de integração e visibilidade da região e desde já procuro, nos mínimos detalhes, realçar nossa cultura, nossas necessidades e exaltar os trabalhos de nossos conterrâneos. Ao fim, poderemos fazer a avaliação, mas a atuação terá sempre a preocupação de valorizar nossos profissionais, nossa região, nossa cultura, nossos valores e demandas, afirma Manoel.

Fortalecimento da democracia

Para quem ainda está se perguntando o que faz o presidente do CONAMP, a partir de agora as atribuições dele será defender as garantias, prerrogativas, direitos e interesses, diretos e indiretos da Instituição e dos seus integrantes, bem como o fortalecimento dos valores do Estado Democrático de Direito. A principal missão é garantir que não haja o enfraquecimento das carreiras. A atuação firme do Ministério Público no combate à corrupção gerou um movimento pela fragilização da Instituição por meio da retirada de prerrogativas, inclusive constitucionais, como forma de tornar a atuação menos efetiva. “Estamos comprometidos com a defesa da sociedade e a consolidação de cidadania, principalmente no contexto de combate à COVID-19, porém, isso não pode significar retrocessos no combate a corrupção a criminalidade grave; ao combate a violência doméstica, entre tantos materiais vitais para a cidadania”, completa o presidente do CONAMP.

Lutar o bom combate

Manoel espera nessa jornada levar como aprendizado a “consciência tranquila de lutar o bom combate, de diariamente ter escolhido o caminho da promoção de justiça, ter proporcionado alternativas que levem ao bem comum, mas sobretudo ter me esforçado ao máximo para bem representar meus pares e ter contribuído para a construção de uma instituição ainda mais forte e capaz de fazer a defesa da sociedade”.

A pandemia e o Ministério Público
Sobre o posicionamento do Ministério Público em relação a pandemia do novo Coronavírus, o pronunciamento do presidente é: O Ministério Público, leia-se todas as unidades e representações, tem se dedicado com toda sua energia e capacidade a esse momento gravíssimo para o Brasil e para o mundo.

Verificamos atuações exemplares, seja na esfera jurídica ou na esfera assistencial. Os membros do Ministério Público Brasileiro aumentaram sua produtividade, dedicação e, mesmo no trabalho remoto, estamos conseguindo em todos os cantos deste país enfrentar a crise, auxiliar os necessitados, promover ações para o funcionamento do sistema de saúde; na área do consumidor, na tutela dos idosos, sem falar nas campanhas de arrecadação de recursos para aquisição de cestas básicas, respiradores e demais gêneros. O volume de verbas decorrentes da atuação do Ministério Público que estão sendo direcionados à política de combate ao Covid-19 é representativa. Neste momento o Estado brasileiro e os servidores de forma geral têm mostrado toda sua abnegação em servir a sociedade e o Ministério Público tem se superado em solidariedade, dedicação e compromisso no combate a Pandemia. Sem nenhum excesso estas horas revelam o orgulho de pertencer a esta valorosa instituição.

A equipe da Revista Toda deseja uma sorte imensa ao novo presidente e que ele possa fazer uma bela gestão representando cada um dos paraenses!