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A produção cultural brasileira é uma vitrine para o mundo e o transporte rodoviário só ganha com isso

A produção cultural brasileira é uma vitrine para o mundo e o transporte rodoviário só ganha com isso

O Brasil, com sua vasta extensão territorial e rica diversidade cultural, tem se destacado como um dos destinos turísticos mais vibrantes e emocionantes do mundo. Nesse cenário, as festas populares, shows e tradições regionais desempenham um papel crucial não apenas na celebração da cultura, mas também no impulsionamento do turismo em diferentes partes do país e com isso falamos de um potencial enorme de negócios e oportunidades.

Ao longo dos anos, testemunhamos como o Carnaval se tornou um verdadeiro ícone de celebração e um mercado que envolve a imagem do país, bem como milhares de players da indústria criativa e de entretenimento, atraindo milhões de turistas de todas as partes do Brasil e do mundo. Os desfiles de escolas de samba no Rio de Janeiro, o axé em Salvador, somados aos blocos de rua em São Paulo, transformaram os calendários e o mercado do turismo, a malha de transportes, as receitas das cidades, assim como colocaram em evidência a exuberância cultural brasileira. No entanto, além do Carnaval, há uma infinidade de eventos que contribuem significativamente para o setor turístico, sobretudo para o transporte e acomodação, seja nas principais capitais como nas cidades do interior.

O Nordeste brasileiro, por exemplo, é conhecido por seu São João, um conjunto de festas juninas populares, que atraem multidões, marcas e modifica o PIB regional além de encantar pela tradição. Cidades como Campina Grande e Caruaru se tornam destinos imperdíveis durante esse período, atraindo investimentos, novos serviços e turistas As festas juninas passaram de celebrações locais a fenômenos culturais que impulsionam desde o mercado da música até o turismo na região.

O Brasil ainda abriga em seu calendário uma infinidade de festivais que celebram a diversidade cultural do país. Festas como o Festival de Parintins, no Amazonas, o Círio de Nazaré em Belém, no Pará, o Festival de Inverno de Campos do Jordão, em São Paulo, a segunda maior Oktoberfest fora da Alemanha, em Blumenau, o festival de cinema em Gramado, no Rio Grande do sul, a maior parada do Orgulho LGBTQIA+ em São Paulo, e tantas outras celebrações que agitam o calendário das cidades em todo o país. Somando-se a essas oportunidades, cada vez que o país é rankeado em melhores posições em categorias como Global Peace Index, onde pulou da 42ª para 15ª posição, ou Top City Destinations, mais atenção ganha de hubs globais de emissão de turistas.

Outro indicativo interessante é que o Brasil entra na mira de grandes eventos internacionais como a Copa do Mundo Fifa de Futebol Femino, em que será país sede em 2027, a COP 30 em 2025 e a mais recente confirmação do show de encerramento da turnê The Celebration Tour, da Madonna, com a expectativa de bater o recorde de público na praia de Copacabana. Ao lado de eventos já consolidados como Rock in Rio, Lollapalooza, novos festivais como o The Town e centenas de turnês internacionais que chegam ao Brasil, confirmam o potencial do país para consumir, receber e inovar no mercado de entretenimento e turismo. Isso movimenta investidores no mundo e a infraestrutura local.

Certamente o modal rodoviário desempenha papel fundamental nesse potencial turístico, sendo responsável pela maior oportunidade de conexão, acessibilidade, flexibilidade e volume de transporte de passageiros. Com a vastidão geográfica do país e a dispersão das atrações em diferentes regiões, o transporte rodoviário se destaca como a escolha assertiva e econômica para milhões de turistas que desejam explorar as diversas festas, shows e celebrações culturais populares em todo o país.

A infraestrutura rodoviária do Brasil tem sido continuamente aprimorada para atender à crescente demanda por viagens durante feriados nacionais, festivais e atrações de grande mobilização de fluxos. Investimentos em estradas, pedágios e serviços de transporte público têm sido fundamentais para garantir a fluidez e segurança dos deslocamentos, proporcionando uma experiência mais satisfatória aos turistas, sobretudo quando chegam nos terminais rodoviários e precisam se deslocar rapidamente aos seus destinos.

Diante desses cenários, é inegável a importância que o modal rodoviário desempenha no turismo, como uma das opções de melhor qualidade e segurança na locomoção para as principais atrações que ocorrem em todo Brasil. Sua contribuição para a economia regional, acessibilidade aos turistas internos e estrangeiros e interligação entre as regiões evidencia sua relevância para as produções culturais e turísticas tão significativas para o país.

Celebrar a diversidade da produção cultural brasileira e sua importância para os calendários e turnês estrangeiras, não apenas enriquece a experiência dos turistas, mas também fortalece a imagem do País e promove o desenvolvimento socioeconômico das regiões anfitriãs e maior participação da indústria do turismo no PIB brasileiro. Com isso em mente, é crucial que continuemos a torcer para o Brasil liderar a posição em rankings, continuar na mira de grandes projetos e valorizar seu ativo cultural, ambiental e paisagístico para o fortalecimento da infraestrutura, transportes e demais segmentos do turismo.

Créditos
Com informações da MGA Press
Foto: Divulgação