Atualidades

É natal: hora de decorar a casa!

É natal: hora de decorar a casa!

Por Marília Argollo
Fotos Nazareno Castelo

Apesar de, oficialmente e de acordo com a igreja, o período do advento iniciar no dia 30 de novembro, para grande parte dos paraenses, a partir do momento que passa o Círio de Nazaré, o ano já está acabando. Se já está acabando o ano, hora de decorar a casa, certo? Foi com esse pensamento que a revista Toda! buscou ajuda com a expert em decoração Gabrielle Leão, que deu dicas fundamentais, criativas e economicamente viáveis para a montagem da decoração natalina.

Tendência rústica

De acordo com Gabrielle, para esse ano (fica a dica) a tendência é o natal rústico, com a utilização de fibra, palha, cordão e sisal, mas claro, sem abandonar o tão tradicional brilho presente nas festas, predominando nos objetos nas cores vermelho, verde e dourado. Esse é o momento de unir a tradição com a inovação e originalidade.

O centro das atenções no período natalino é, e provavelmente sempre será, a árvore. O Papai Noel é quem predomina as temáticas escolhidas para compor a cena. A procura também é grande pelos companheiros de jornada: corujas, esquilos, renas e ursos. “Outro estilo muito procurado é o escandinavo, que remete a um natal com poucas cores, onde predomina há a predominância do branco”, complementa a decoradora.

A mesa da festa

Mesmo sendo uma festa tradicional, a inovação fica por conta da troca de alguns detalhes, como a cor das flores ou das fitas, por exemplo. Uma boa opção é, ao invés de fazer sempre laços, usar o entrelaçado esse ano. Ou ainda tirar as bolas da árvore e fazer um arranjo; podendo também fazer o inverso: usar as flores do arranjo do ano passado na árvore desse ano.

Apesar de toda a pompa da árvore, de acordo com Gabrielle a mesa deve ser a estrela da festa do Natal, porque é em torno dela que as famílias se reúnem, onde todo capricho deve ser feito. Mas cuidado para não cometer exageros, como arranjos muito altos, que acabam dificultando a visão e a conversa durante a ceia. As louças vermelhas e brancas são as mais usadas, não devendo esquecer a regra de etiqueta: só deve ser levado à mesa o que será usado. Nada de entulhos. Os arranjos com flores e velas estão super em alta. A grande tendência é usar e abusar dos sousplat e das passadeiras temáticas, não esquecendo dos guardanapos de tecido.

Para gastar pouco, é fundamental a organização antes de sair comprando vários objetos que no fim nem terão utilidade. Olhe primeiro o que você tem, veja o que pode ser usado na nova decoração. As flores e as fitas são super reutilizáveis. As bolas de natal podem ser reencapadas  com um tecido que combine com a sua nova decoração.

Ah, e fique atento, apesar de dar vontade em passar o ano inteiro com a casa colorida e enfeitada, o dia certo para desmontagem e no Dia de Reis, 06 de janeiro. Partiu montar a árvore?