Dieta cetogênica?

Keto, ketogenic diet with nutrition diagram,  low carb,  high fat healthy weight loss meal plan
Keto, ketogenic diet with nutrition diagram, low carb, high fat healthy weight loss meal plan

Dieta cetogênica é uma dieta que foi desenvolvida no início do século passado, em torno de 1920, como um recurso inédito e bastante eficaz para tratar diabetes e crises convulsionantes causadas pela epilepsia infantil. Trata-se de uma orientação alimentar que propõe uma ingestão elevada de gorduras, moderada de proteínas e baixa ou quase nula de carboidratos e açúcares. O número elevado de corpos cetônicos leva à redução da frequência de convulsões epilépticas nestes pacientes. Em média, metade das crianças e jovens que utilizaram a cetogênica ou alguma variação da dieta, viram os episódios serem reduzidos pela metade.

 

Com o avanço dos medicamentos antiepilépticos (MAEs) a dieta só vem sendo usada em pacientes que não respondem aos medicamentos. Sua utilização como estratégia de emagrecimento começou nos anos 60 com o médico cardiologista Dr. Robert Atkins que publicou seu best seller em 1972 como o título de A Dieta Revolucionária do Dr. Atkins e que foi revisada em 1992 como A Nova Dieta Revolucionária do Dr. Atkins.

As principais vantagens propostas pelos adeptos desta estratégia são redução do apetite devido ao maior efeito de saciedade das proteínas, efeitos sobre os hormônios de controle do apetite e a uma possível ação supressora direta do apetite dos corpos cetônicos, redução da lipogênese e aumento da lipólise, maior eficiência metabólica no consumo de gorduras destacada pela redução do quociente respiratório de repouso, aumento dos custos metabólicos da gliconeogênese e do efeito térmico das proteínas.

As principais desvantagens da dieta cetogênica, são a dores de cabeça e fadiga causadas pela falta repentina de carboidratos, o corpo tende a converter gordura em energia, o que leva a liberação de substâncias chamadas de corpos cetônicos. Essas substâncias em excesso em nosso organismo podem causar enjoos e náuseas. Outros riscos também são descritos como o aumento considerável dos níveis de colesterol, perda da massa muscular, mau humor e aumento do risco de câncer. Por permitir o livre consumo de embutidos e enlatados, como exemplos salsichas, salame e peito de peru, a dieta cetogênica eleva o risco de câncer em virtude dos xenobióticos que estes produtos possuem.

 

Desejo a todos uma maravilhosa semana!