Pela primeira vez na CASACOR São Paulo – que acontece no Conjunto Nacional, entre os dias 30 de maio e 6 de agosto – o arquiteto e urbanista Renan Altera é o responsável pelo restaurante oficial da mostra: o Badebec. O projeto de arquitetura e interiores da Altera Arquitetura, é uma ode ao acolhimento. Inspirado no tema “Corpo & Morada”, proposto pela CASACOR, o espaço ganha o nome de “Ninho & Aspargos” e convida os visitantes a uma experiência sensorial e contemplativa, onde gastronomia, arte e natureza se unem em perfeita harmonia.
Logo na entrada, o visitante é surpreendido por uma grande fachada em madeira escura, muito imponente, composta por uma jardineira com galhos secos de jabuticabeira, que transportam ao conceito primordial da natureza, remetendo à ideia de morada, lar e o ninho, uma das primeiras moradas conhecidas na história. O pórtico de entrada mantém um pé direito menor devido à altura real da estrutura do conjunto nacional, despertando a curiosidade dos visitantes.
Em tons terrosos e esverdeados, o ambiente de 320m² apresenta elementos naturais, arte brasileira, uma instalação de aspargos no teto, acima de grandes arcos de mais de 4 metros de altura, que despertam a atenção e se fundem em um verdadeiro convite a desfrutar uma excelente gastronomia, em um “ninho” de conforto e de restauração de energia.
O primeiro espaço é convidativo, com cores fortes, nos tons esverdeados, e adornos de cerâmica cuidadosamente selecionados. A concepção deste ambiente vai além de uma área de espera, é o local ideal para a contemplação, com obras de arte e designs únicos, como o sofá orgânico verde-limão e o tapete, desenhados exclusivamente pelo escritório. O destaque fica para o lavatório, onde o elemento água, junto com os tons verdes e a madeira, traz a sensação de tranquilidade da natureza.
Ao lado está o bar, estrategicamente posicionado para agregar funcionalidade. É o local ideal para bons drinks e aguardar com conforto a mesa. Despertam a atenção, a marcenaria projetada com bancada única e uma enorme estante feita em metal com cubos de madeira, ressaltando a personalidade do ambiente e enriquecendo a experiência dos visitantes.
Com a preocupação e a relevância da preservação do patrimônio histórico, Renan Altera optou por utilizar a favor do projeto, o teto original do edifício. No salão verde, com pé direito mais baixo, a laje original recebeu cor, e no salão dos arcos, com pé direito duplo, criou uma grande instalação, um forro iluminado de aspargos desidratados. Para isso, mais de 50 mil hastes são responsáveis por criar um espaço ousado, intimista e, extremamente sofisticado. O forro de aspargos no salão principal transforma-se em uma luminária conceituada e elegante. Une-se a ele, pendentes de galhos, como verdadeiros lustres naturais e singulares.
As janelas do fundo do edifício oferecem uma vista deslumbrante da icônica Avenida Paulista. Para preservar a integridade da estrutura original, as janelas do prédio foram mantidas, e novas janelas foram criadas com a finalidade de proporcionar um controle preciso sobre as condições climáticas, permitindo que a abertura e o fechamento sejam ajustados adequadamente. “Essa estratégia não só honra o patrimônio histórico da cidade, como também confere uma funcionalidade moderna e conveniente às janelas, proporcionando aos visitantes uma experiência verdadeiramente única e agradável”, completa Renan Altera.
Completam a iluminação, abajures e pendentes posicionados para que o ambiente seja intimista e acolhedor, ideal para desfrutar de uma refeição com tranquilidade e conforto. Além da instalação, os pendentes decorativos principais, em formato de cúpula redonda – que são verdadeiras obras de arte – evidenciam a preocupação com a estética e o design do restaurante. Assinado pelo renomado light designer Waldir Júnior, o projeto luminotécnico foi elaborado de forma a proporcionar uma atmosfera agradável e envolvente.
Na concepção do projeto, Altera Arquitetura empregou cuidado e atenção meticulosos na seleção dos móveis para compor o espaço. Cada peça foi escolhida criteriosamente, levando em consideração não apenas o aspecto estético, mas também o conforto e a funcionalidade que proporcionam aos clientes. O resultado é uma ambientação que combina elegância e sofisticação com um ambiente acolhedor e convidativo. Poltronas, sofás e cadeiras possuem design moderno e acabamento primoroso, nas texturas: couro, linho e veludo. As mesas, com o mesmo padrão, têm acabamentos em madeira preta e algumas com tampos em pedra natural, como o mármore Nero Marquina, reforçando a riqueza dos recursos naturais brasileiros, percebido também no piso rústico do salão verde.
O charme do ambiente é garantido pela presença marcante de janelas elegantes em arcos, com as paredes em tom terroso, conferindo ao restaurante um clima agradável, aconchegante e acolhedor, distribuindo uma sensação de bem-estar. Em todo o espaço, floreiras com galhos secos adornam o rodapé e o teto, contribuindo para a atmosfera diferenciada e encantadora do ambiente.
Créditos
Com informações da DaTa Stúdio Comunicação
Foto: André Mortatti