Décor

Apaixonado pelo universo da decoração, designer de interiores fala sobre mercado e tendências

Apaixonado pelo universo da decoração, designer de interiores fala sobre mercado e tendências

O mercado da arquitetura e decoração mudou. O modelo tradicional já não é tão compatível com a atual economia mundial, extremamente competitiva, nem com a cultura de globalização. Assim, esse mercado e seus profissionais vêm se tornando mais flexíveis e sensíveis a novos estímulos, visando adequar o empreendedorismo na área aos seus objetivos de forma a alcançar os melhores resultados.

Sim, empreender não é simples, mas o profissional do segmento décor por natureza gosta de inovação. Esses profissionais englobam diversas características e disciplinas e faz com que sejam desenvolvidas muitas outras, enriquecendo a formação e as experiências do profissional.

O designer de interiores Eduardo Borges sempre gostou de desafios e empreender em sua área de formação era mais que um sonho, era uma necessidade. “Meu escritório foi uma conquista sem igual, tenho orgulho de cada cantinho, cada detalhe ali presente. É naquele espaço, junto com a minha equipe, que desenvolvemos cada projeto com sua singularidade e elegância”, fala emocionado.

Batemos um papo com Eduardo Borges sobre esse universo do qual é apaixonado e o resultado você confere a seguir:

Quando e como nasceu essa paixão pelo universo da decoração?
Desde muito cedo, sempre gostei do mundo do criativo, trabalhei por 15 anos com moda e depois com modulados, foi nesse mundo do designer de móveis onde encontrei minha paixão. Em 2015, quando iniciei meu curso de designer de interiores, foi quando pude, aos poucos, concretizar essa vontade, daí em diante, venho trabalhando nesse mundo incrível do designer.

Como nasce um projeto de décor?
O principal é entender o que o cliente deseja/sonha para seu projeto, após isso, partimos para a parte prática, monto o layout, imagino a vivência deles no ambiente, depois vou em busca dos móveis, artigos decorativos, por exemplo, que vão deixar o espaço do jeito que imaginei e absorvi de informação do meu cliente.

Do que você não abre mão em um projeto de decoração?
Depende de cada projeto! Encaro como essencial um layout funcional, atendendo a necessidade do cliente, um projeto de iluminação bem especificado, dando o toque especial na decoração escolhida para o ambiente.

O que nunca sai de moda?
O estilo clássico, adoro brincar com esse estilo e com o contemporâneo. Fica uma composição suave e elegante, tudo que uma casa ou, até mesmo, um espaço corporativo.

Uma tendência que chegou para ficar?
Com certeza, automação residencial, biofilia e internet of thing. Logo, enquanto profissional, busco o melhor para o meu cliente, para que ele possa ter qualidade de vida e sinta prazer em viver em um espaço planejado e elegante.

E por fim, o que te inspira?
Uma décor limpa, harmônica com os móveis, mix de texturas e um projeto bem feito.