A arquiteta Maria Helena Freire fala sobre um projeto em que as crianças podem brincar livremente pelo apartamento.
Por Carolina Menezes
Fotos Balthazar Produções
O cuidado com o fato de o apartamento contar com duas crianças pequenas que adoram correr de um lado para o outro, falou mais alto na hora em que a arquiteta Maria Helena Freire criou este projeto para um jovem casal. Como eles têm os dias corridos, e nos momentos de folga se dedicam a receber a família e os amigos, além das peculiaridades correlatas à convivência com dois pequeninos, a ideia era criar ambientes acolhedores. E isso aparece desde a escolha dos tons, neutros, com cores vibrantes pontuando as áreas, digamos, sociais, como o azul e o amarelo.
A casa tem móveis confortáveis e que não oferecem quaisquer riscos às crianças. “Foi o pedido número um de meus clientes”, lembra Maria Helena. Portanto, todos os móveis são livres de cantos vivos e feitos em materiais resistentes, como a mesa de centro da +Design, com um conceito totalmente moderno acabamento todo arredondado em madeira e internamente em laca.
A sacada já era o ambiente predileto da família desde sempre, por isso, a arquiteta focou no aproveitamento máximo da área, incluindo a escolha de móveis que tivessem, principalmente, durabilidade, aí entram em cena as peças da Saccaro, predominantemente em madeira de lei.
Para o quarto do casal, foi criada uma atmosfera de tons pastéis com um papel de parede tipo linhão da Spazio Del Bagno, dando sofisticação, tranquilidade e aconchego para a hora do descanso. “Acredito que meu trabalho realiza sonhos, e em cada projeto, as solicitações de meus clientes são projetadas ao máximo. Busco, transformo, modelo e unifico para o resultado final”, avalia a profissional.