O projeto de Marcella Amaral une o gosto de uma família de cinco pessoas em um apartamento moderno, com toques de clássico.
Por Luiza Barros
Fotos Balthazar Produções
Construir uma nova morada nunca é fácil. Queremos que ela guarde nossas memórias e personalidade em cada canto, por mais que tudo ali represente um novo começo. E é tarefa do arquiteto, traduzir a história dos clientes nesses novos espaços, e foi isso que Marcella Amaral, há quatro anos atuando em diversas áreas da arquitetura, fez para uma família de cinco pessoas: transformou um lugar num lar, como diz a canção. Trazendo várias lembranças e um estilo próprio, a família ganhou um apartamento que mescla o clássico com o atual, mantendo sempre o aconchego e o requinte.
“O projeto tem uma composição moderna e sofisticada com alguns elementos do clássico, tendo como inspiração a personalidade dos clientes”, é como Marcella define seu trabalho. Observa-se essa mistura de elementos nos jogos de preto e branco, que reinam nos ambientes sociais. A cozinha, por exemplo, foi feita em total black, contrapondo o revestimento 3D em fibra de bamboo branco no hall de entrada, que realça o aspecto contemporâneo. Já nas salas, as duas cores se misturam. Por exigência dos clientes, o branco predominou nas paredes e em alguns móveis, com outros objetos demarcando o preto – a parede atrás da televisão e as cadeiras da sala de jantar, para citar alguns. Destaque para a poltrona, os tapetes e almofadas da +Design.
As outras cores foram pontuadas pelos detalhes: plantas, quadros e vasos marcam a leve presença do verde, roxo e laranja. Mas a ênfase, sem dúvida, é o dourado que adorna os objetos e confere um ar sofisticado aos espaços. Há também uma abundância de superfícies espelhadas contribuindo para modernizar a ambientação. Por outro lado, os quartos apresentam cores mais alegres, como o vermelho que estampa o papel de parede dos quartos das meninas, da loja Spazio del Bagno.
Algumas adaptações ao layout do apartamento ainda foram feitas, uma vez que os clientes tinham costumes e preferências estabelecidos, que deveriam ser acomodados na nova residência. Foi preciso adequar o espaço às necessidades deles e receber, por exemplo, os grandes vasos de murano, buffet e aparador antigos num espaço bastante diferente do antigo. “O maior desafio foi compatibilizar os elementos marcantes que eles já possuíam no antigo apartamento para uma nova proposta”, conta Marcella.
De acordo com a arquiteta, uma das maiores adaptações ocorreu na sala de jantar. A família, que adora receber amigos e se reunir para almoços, deu prioridade a esse cômodo e realocou a sala de estar. A grande mesa de oito lugares (que os moradores já tinham) foi posicionada de frente para a sacada, no maior espaço da sala, de forma a privilegiar a vista para a cidade. Assim, a sala de jantar tornou-se, para Marcella, um dos maiores destaques de toda a casa.