Atualidades

Cafeína para o desempenho esportivo

a cup of coffee with caffeine molecule created by coffee beans. Chemical formula of Caffeine with roasted coffee spill out of cup on blue wooden background.
a cup of coffee with caffeine molecule created by coffee beans. Chemical formula of Caffeine with roasted coffee spill out of cup on blue wooden background.

A Cafeína é um derivado da xantina. Elas se diferenciam pela potência de suas ações farmacológicas sobre o sistema nervoso central (SNC), promovendo neuroestimulação e melhorando assim o desempenho intelectual e esportivo. Esta substância está presente em vários produtos consumidos diariamente, como o guaraná, o mate, o chocolate, o café, alguns refrigerantes e chás. Ela também pode ser encontrada em alguns medicamentos como agente que antagoniza o efeito calmante de certos fármacos. Seu consumo como suplemento alimentar se tornou mais popular para o desportista e o esportista a partir do ano de 2004, quando foi removida da lista de substâncias proibidas da World Anti-Doping Agency (WADA). Ela é um dos suplementos de grande procura no meio, em função do seu potencial efeito ergogênico tanto em modalidades de força como em aeróbias.

A suplementação de cafeína despontou com um dos melhores suplementos para melhorar a performance aeróbia (exercícios de longa duração). O potencial efeito ergogênico da cafeína se dá em diferentes componentes de desempenho esportivo, incluindo o aumento de capacidade aeróbia, força muscular, tolerância ao esforço, potência, saltos e esportes de velocidade contra o relógio. Ou seja, tanto para exercícios de longa duração como para as de alta intensidade e curta duração, a cafeína pode promover melhora significativa no desempenho.

Quem não pode usar?

A cafeína em cápsulas está contra-indicada para pessoas com alergia à cafeína, crianças, grávidas, na amamentação e em pessoas com pressão alta, arritmia, doenças do coração ou úlceras no estômago.

O uso da cafeína deve ser evitado por pessoas que sofrem de insônia, ansiedade, enxaqueca, zumbido e labirintite, pois pode piorar os sintomas.

Além disso, pessoas que usam antidepressivos do tipo IMAO, como Fenelzina, Pargilina, Seleginina, Iproniazida, Isocarboxazida e Tranilcipromina, por exemplo, devem evitar doses altas de cafeína, pois pode haver uma associação de efeitos que causam pressão alta e batimentos cardíacos acelerados.

Procure um profissional habilitado para ajudá-lo!

Desejo a todos uma maravilhosa semana, com felicidade, saúde e moderação.