Atualidades

Beleza que põe mesa

Beleza que põe mesa Beleza que põe mesa Beleza que põe mesa Beleza que põe mesa
Beleza que põe mesa

Por Carolina Menezes
Fotos Balthazar Produções

Foram vários anos trabalhando como assessora jurídica, até que, em 2015, Gabrielle Leão passou a se dedicar a criação e decoração de mesas postas. Nem ela imaginava que a “desacelerada” profissional acabaria por proporcionar uma outra forma de trabalhar, e que nasceu da observação do dia a dia, dentro de casa mesmo.

“Passei a ter mais tempo para cuidar de cada detalhe, inclusive da hora das refeições, e senti a necessidade de produzir a mesa – com guardanapos, jogos americanos, porta-guardanapos, capas de sousplat, etc”, detalha. Os “cobaias” da vocação então recém-descoberta eram mesmo os familiares ou amigos que iam visitá-la, e se deparavam sempre com uma decoração diferente, caprichada e cheia de detalhes para recebê-los. “Começaram a me pedir para montar mesas, aí fui fazendo mais composições, mais peças”, conta.

Mesas com significado

O Domingo de Páscoa não escapa da preparação especial. Gabrielle indica que no café da manhã e/ou no almoço, o foco da decoração seja em cores claras e objetos lúdicos. “Como se trata de uma festividade ‘muito colorida’, vale apostar nas candy colors, estampas com xadrez ou bolinhas, compondo com os símbolos alusivos à data, tipo o pão e o vinho, indispensáveis à transmissão da mensagem cristã”, recomenda. Para um ambiente com crianças, não se pode esquecer dos coelhos, cenouras e dos ovos, deixando o visual bem mais divertido.

Segundo a especialista, o tipo de decoração depende do evento, mas uma regra é valida para todos e qualquer um: deve ser bem planejado para que tudo seja feito com elegância e adequação à ocasião. Pontos como o número de convidados e o ambiente são importantíssimos para decidir, por exemplo, se é melhor a mesa posta ou o serviço americano.

Surpreender os convidados

“O americano é considerado informal e muito mais prático, mas com alguns toques pode ficar charmoso e elegante”, garante ela, lembrando que, nesta opção, deve-se montar um buffet, para que as comidas possam ser facilmente servidas. Geralmente é uma boa opção quando o serviço é para um grupo de muitas pessoas .

Já a mesa posta pede mais cuidados com cada detalhe, exigindo do anfitrião inclusive conhecimento das regras de etiqueta. “Isso vale para a disposição correta de elementos como lugar dos talheres, copos, os pratos a serem utilizados. Deve haver um maior planejamento, e o resultado, de muita elegância, com certeza vai surpreender os convidados”, antecipa a decoradora.

Vai fazer sua própria mesa? Veja o que deve ser evitado em qualquer evento:

▪️ Arranjos centrais altos que dificultam a comunicação entre as pessoas;

▪️ Louças que não serão usadas;

▪️ A mesa não deve ser vitrine de tudo o que há na casa, portanto, o que é dispensável deve ficar de fora;

Dicas para uma bela mesa de Páscoa:

▪️ Planeje antes o que vai servir e confira os convidados para garantir louça e lugares suficientes para todos os convidados;

▪️ Os vasos de plantas já existentes em casa;

▪️  Esvaziar ovos de galinha e pintar da cor que desejar e colocar pequenas flores;

▪️  Usar os coelhos das crianças da casa;

▪️  Dispor o pão e vinho na mesa como peças de decoração.