O marketing está passando por uma das transformações mais interessantes na indústria de bem-estar e cuidados pessoais nos últimos anos.
De acordo com um estudo da Nielsen, 74% dos entrevistados afirmaram que, globalmente, a pandemia alterou as suas prioridades e hábitos de consumo, enquanto 30% sentem que agora seus hábitos são diferentes dos que tinham em 2019.
Entre as primeiras mudanças estão o fato dos consumidores se tornarem mais exigentes e as suas experiências e interesses serem mais personalizados durante as suas pesquisas online. Nesse sentido, muitas empresas foram desafiadas a trazer aos seus consumidores propostas mais relevantes em diferentes mercados, entre eles, beleza e cuidados pessoais.
De acordo com Mariana Carreón, Diretora de Planejamento Estratégico, e Fernanda Aguilar, Diretora de Atendimento ao Cliente de Varejo e Beleza da Another, agência global com a maior oferta de comunicação da América Latina, existem cinco tendências que estão moldando a indústria do bem-estar e gerando uma revolução física e mental em seus consumidores.
Beleza sustentável
A primeira tendência é a dos cuidados ambientais e da beleza sustentável. Há cada vez mais marcas de cuidados pessoais e de beleza no mercado que são de origem sustentável, ambientalmente responsáveis, vegan, sem testes em animais, sem parabenos, silicones, sulfatos, glúten, óleo mineral e corantes artificiais, e testadas por dermatologistas.
De acordo com a Grand View Research, o movimento de beleza vegan poderá atingir 26 milhões de dólares até 2025, com uma taxa de crescimento anual de 6,3%.
A cultura do cuidado
Outra tendência no bem-estar é a cultura do cuidado, que se posiciona como um fator-chave na indústria da beleza e dos cuidados pessoais. Valorizando o bem-estar em detrimento do trabalho, a comunidade da concorrência e o planeta do lucro. Esta tendência está transformando a forma como as pessoas se relacionam com a beleza.
Até 2024, esta mudança para uma Cultura de Cuidados irá impulsionar a procura de produtos flexíveis, polivalentes e concebidos para se adaptarem a qualquer lugar. Materiais curativos e táteis, cores vibrantes e texturas procuram estabelecer uma ligação com a natureza.
“A cultura do cuidado representa uma mudança significativa na indústria da beleza, com o bem-estar tornando-se o foco central. Nesta nova abordagem pragmática, as pessoas estão à procura de produtos e experiências que lhes permitam cuidar de si próprias de forma holística e viver uma vida equilibrada. É um movimento que valoriza a diversidade, a sustentabilidade e o respeito pela beleza em todas as suas formas”, afirmou Mariana Carreón.
Bem-estar na comunidade e para a comunidade
Num mundo cada vez mais conectado, as comunidades digitais tornaram-se espaços fundamentais para a partilha de produtos e experiências relacionados com o bem-estar. Os consumidores estão a assumir o controle e a criar um impacto significativo na indústria do bem-estar, colaborando e co-criando produtos que refletem as suas necessidades e valores.
Uma das tendências emergentes é a co-criação, em que os consumidores se tornam protagonistas no processo de desenvolvimento de produtos. Marcas como a Nidéco, marca francesa de produtos de limpeza facial, envolvem a sua comunidade na tomada de decisões. Por meio de votação, os consumidores escolhem as ideias que mais lhes interessam, e são essas ideias que se tornam produtos reais. Esta estratégia garante que os produtos sejam relevantes e satisfaçam as necessidades reais dos consumidores.
“A co-criação é uma ferramenta poderosa que permite que os consumidores façam parte do processo de desenvolvimento de produtos. Ao envolver as comunidades e ouvir as suas vozes, as marcas podem criar produtos autênticos e com significado que ressoam com os seus consumidores. Esta tendência reflete a mudança para uma indústria de bem-estar mais inclusiva e centrada nas necessidades reais das pessoas”, afirmou Carreon.
Bem-estar emocional
O bem-estar emocional tornou-se um tópico crucial na indústria do bem-estar, uma vez que cada vez mais pessoas estão procurando formas de cuidar da sua saúde mental e emocional.
Fernanda Aguilar afirmou que, para abordar o bem-estar emocional, as marcas estão adotando diferentes estratégias. A Acuvue, marca de lentes de contacto descartáveis, lançou a campanha “Where Vision Meets Sight” – (Onde a visão encontra a visão) durante o Mês da Conscientização para a Saúde Mental. A campanha incentivou a Geração Z a passar menos tempo nos smartphones e a identificar e manifestar a sua visão pessoal para as suas vidas. Por outro lado, a Dove lançou um relatório intitulado “Cost of Beauty” (Custo da beleza), no qual revelou que nove em cada dez crianças estão expostas a conteúdos de beleza tóxicos nas redes sociais, o que leva a problemas de bem-estar físico e mental. Já o TikTok, por sua vez, lançou um novo centro de sensibilização para a saúde mental e comprometeu-se a doar mais de 2 milhões de dólares de receitas de publicidade a organizações que trabalham para apoiar o bem-estar mental.
“Os exemplos acima mostram que as marcas podem gerar campanhas de responsabilização para enfrentar os desafios da saúde mental e fornecer recursos e apoio aos indivíduos. Ao criar conteúdos e serviços que promovam o bem-estar emocional,
podemos ter um impacto positivo na sociedade e ajudar as pessoas a terem uma vida mais plena e feliz”, acrescentou Fernanda Aguilar.
Medicina estética e cirurgia plástica… Com resultados mais naturais
Embora as necessidades dos consumidores estejam se transformando, colocando o bem-estar mental e emocional no centro, continua havendo um aumento da procura da beleza por meio de procedimentos estéticos, no entanto, esta indústria está prestes a viver mudanças e evoluções significativas na sequência da pandemia.
Dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) revelam que o Brasil, México e a Colômbia são os países latino-americanos onde mais se realizam cirurgias plásticas. No caso da região, o Dr. José Cortés, um dos especialistas certificados em cirurgia plástica e medicina estética com vasta experiência e trajetória na área, indicou que existe atualmente uma tendência para procedimentos que dão resultados mais naturais.
“As pessoas querem alcançar resultados muito mais naturais, para permanecerem elas próprias, para serem simplesmente uma versão melhor de quem são, por isso o conceito de beleza natural estabeleceu-se como o conceito orientador da cirurgia plástica e da medicina estética atual. Através disto, conseguem melhorar a sua autoconfiança e segurança”, afirmou o Dr. Cortés en uma entrevista a Another.
Por último, os especialistas concluíram que a indústria do bem-estar tem o poder de afetar positivamente a vida das pessoas, e as marcas que compreenderem e se adaptarem a estas tendências estarão na vanguarda dessa revolução crescente.
Créditos
Com informações da Another.Com
Foto: Yasmina H