Obras de diversas linguagens artísticas brasileiras, com a presença de trabalhos de artistas paraenses fazem parte da exposição ‘Brasil Futuro: as formas da democracia’, em cartaz no espaço cultural das Onze Janelas, até o dia 18 de junho de 2023. A mostra é gratuita e pode ser conferida de quarta a domingo, no horário das 9h às 16h..
Belém é a primeira cidade a receber a itinerância da mostra, que estreou em Brasília no início do ano. O trabalho conta com a curadoria da antropóloga Lilia Schwarcz, do arquiteto Rogério Carvalho, do historiador Márcio Tavares e do ator Paulo Vieira, a mostra fala sobre o regime democrático a partir de recortes de raça, diversidade e região.
Ao todo, são 120 obras de diversas linguagens artísticas brasileiras, com a presença de trabalhos de artistas paraenses.
“Belém, com sua história única, população diversa, cultura tão particular, marca o início desse trajeto que pretende entabular um diálogo visual brasileiro. A cada mostra, uma nova face, com artistas locais recriando democracia, regime que é, por definição, tão incompleto como inconcluso”, contam Lilia Schwarcz, Rogério Carvalho, Márcio Tavares e Paulo Vieira.
Segundo os curadores, essa é uma exposição aberta ao diálogo, ao diferente, ao plural, e que estabelecerá um novo debate a cada capital que itinerar.
Crédito/Foto: Bruno Cecim / Ag. Pará