Level Jazz Club celebra a trajetória musical do renomado músico paraense
A programação de maio do Level Jazz Club vem com ares de celebração pela trajetória de 30 anos do pianista Robenare Marques. Para marcar essa data, o músico apresenta o espetáculo “Jazz Expressions: 30 anos de Improvisação e Emoção”, que promete encantar o público numa atmosfera sonora de criatividade e virtuosismo musical.
Embora já tenha sido apresentado com sucesso de público em 2023, esse ano o show conta com novidades e surpresas para conquistar os amantes de jazz da capital paraense.
O espetáculo irá apresentar uma mistura envolvente de composições autorais, arranjos cativantes e interpretações vibrantes de clássicos do jazz. Os temas autorais de Robenare Marques, como “Dia D” e “Eda”, levarão o público a uma viagem musical única, explorando diferentes estilos como samba, bossa nova e afro. Além disso, o quarteto surpreenderá a plateia com arranjos ousados de compositores da música erudita, como Villa Lobos e J. S. Bach, além de interpretações inspiradoras de renomados artistas como Pat Metheny, Chick Corea e Tânia Maria.
“Jazz Expressions” é um convite a todos que apreciam a liberdade criativa do jazz. Será uma oportunidade de testemunhar a qualidade artística do Jazz Quartet de Robenare Marques, que se apresentará nesta edição acompanhado dos músicos Felipe Sequeira no contrabaixo, Marcos Santana na bateria e João Pedro Pagliosa na flauta. A direção musical ficará a cargo do próprio pianista Robenare Marques. O Level Jazz Club é uma realização do Assemblage Belém com patrocínio da Level Incorporadora. A curadoria artística é de Isac Almeida.
QUEM É A FERA?
Professor, pianista e compositor
Robenare Marques conquistou uma posição de destaque no cenário da música paraense, sendo reconhecido por sua habilidade única de expressar profundamente suas emoções através da improvisação. Professor da Fundação Carlos Gomes, Robenare é mestre em Filosofia pelo Programa de Pós- Graduação em Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará. Como músico, é pianista, compositor e arranjador. Possui formação em Piano pela Escola de Música da UFPA, Bacharelado em Música – Composição e Arranjo pela Universidade do Estado do Pará e Fundação Carlos Gomes – UEPA/FCG, e concluiu o JAZZ PIANO COURSE com os pianistas Bill Mays e Jeff Gardner. Robenare vem desenvolvendo trabalhos de produção e direção musical em grupos de música popular, erudita e experimental, bem como trabalhos na docência e pesquisa musical e filosófica.
PARCEIROS DE PESO
Ao longo de sua carreira musical, Robenare Marques dividiu o palco com renomados músicos, tais como Alma Thomas (USA), David Becker (USA), JJ Jackson (USA), Mark Lambert (USA), Nicca Stuart (USA), Eric Vloeimans (NL), François Morin (FRA), e os brasileiros Leila Pinheiro, Mônica Salmaso, Sebastião Tapajós, Sandra Duailibi, Flávio Venturini, Marcelo Coelho e Paulo Levi. Além disso, Robenare desenvolve um trabalho de Jazz Trio com os nova- iorquinos Jeff “Siege” Siegel na bateria e Rich Syracuse no contrabaixo, apresentando-se em festivais internacionais de jazz.
Robenare Marques é endosser da Casio Pianos, contando com o apoio e a parceria da Urbano Music Representações. Além disso, é membro associado da International Association of Schools of Jazz – IASJ, instituição internacional ligada à UNESCO que promove e divulga o ensino do Jazz em todo o mundo. Ele também é membro imortal da Academia Paraense de Música, ocupando a cadeira de número 31.
Serviço
“Jazz Expressions: 30 anos de Improvisação e Emoção” Data: 25/05
Horário: 21h
Local: Assemblage Belém – Av. Brás de Aguiar, 50.
Informações: 984695443
Texto: Isac Almeida
Foto: Divulgação