Atualidades

Rita Lee recebe homenagem da Nova Orquestra em turnê inédita, em parceria com a Vale Música

Rita Lee recebe homenagem da Nova Orquestra em turnê inédita, em parceria com a Vale Música

Rainha do Roque Enrow, como ela denominou em um de seus grandes sucessos (Esse Tal de Roque Enrow), Rita Lee marcou gerações com sua irreverência e qualidade musical. Para além da cantora, ela lançou tendências e desconcertou um punhado de gente careta. Para homenagear essa artista que fez e continua fazendo um monte de gente feliz, a Nova Orquestra lançará a turnê “Alô, Alô Marciano”, que passará por três estados durante o mês de agosto. Sob a regência do maestro e diretor artístico da Nova Orquestra Éder Paolozzi, integrantes do conjunto se unem a jovens músicos do Programa Vale Música para apresentar versões orquestradas de canções inesquecíveis como “Lança perfume”, “Doce vampiro”, “Amor e sexo”, “Ovelha Negra” e várias outras.

Projeto da Agência Olga, a Nova Orquestra foi criada para promover e democratizar a música de concerto. Para a realização do projeto, ela se uniu ao Programa Vale Música, uma iniciativa do Instituto Cultural Vale que promove uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes e profissionais de grandes orquestras do país.

A turnê passará por quatro cidades, começando por Rio de Janeiro (RJ), dia 14 de agosto, com apresentação na Sala Cecília Meireles. Em seguida, irá para São Luís (MA), dia 16, no Teatro Arthur Azevedo, partindo depois para Marabá (PA), dia 18, no Carajás Centro de Convenções, e por último, Belém (PA), dia 21, no Theatro da Paz. Os concertos terão preços populares. A Nova Orquestra é patrocinada pelo Instituto Cultural Vale através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

“A Nova Orquestra vai prestar sua homenagem a uma das maiores artistas brasileiras de todos os tempos, que nos deixou esse ano, causando grande comoção nacional. Rita Lee, além do imenso legado musical, foi inspiração para as mulheres, e para toda uma geração, na luta pela liberdade de expressão. Vamos passear por grandes canções da rainha do rock em versões orquestrais e ninguém vai ficar imune”, comenta o regente Éder Paolozzi.

Mateus Simões, sócio-diretor da Agência Olga, criadora da Nova Orquestra, comemora a realização do projeto: “O legado da Rita Lee é fenomenal. Suas letras, melodias e gestos são únicos, bastam ouvir 5 segundos de uma música para saber que aquela composição veio de sua mente genial. Homenagear a cantora com a Nova Orquestra é quase um dever como brasileiro. É uma honra poder transformar suas músicas em obras sinfônicas.”

O efetivo será formado por 35 participantes do programa Vale Música, sendo 24 dos polos Vale Música – Corumbá, no Mato Grosso do Sul, Belém do Pará e de Serra, no Espírito Santo, e mais 11 integrantes da Nova Orquestra, do Rio de Janeiro.

Essa é a quinta vez que a Nova Orquestra e o programa Vale Música lançam um projeto em parceria, sendo a terceira turnê pelo país. Em outubro de 2022 foi realizado o concerto “Dias de Lutas, Dias de Glória”, com sucessos da banda Charlie Brown Jr, passando pelo Rio de Janeiro, Brasília, Mato Grosso do Sul e São Luís. Já em abril foi a vez de “Exagerado”, concerto em homenagem ao grande Cazuza, que passou por Rio, Espírito Santo, Belo Horizonte e Pará. Em maio deste ano a Nova Orquestra esteve em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador e Vitória, homenageando a banda internacional BackStreet Boys, no concerto “Everybody”. Em todas as edições as apresentações tiveram seus ingressos esgotados.

Créditos:
Com informações da Lupa
Foto: Divulgação