Atualidades

Promessas de ano novo ganham a tecnologia como aliada para conquista de metas pessoais

Promessas de ano novo ganham a tecnologia como aliada para conquista de metas pessoais

A proximidade com o fim de um ano reacende a reflexão sobre o que deu certo ou não e o que poderia ser diferente a partir da festa de Ano Novo e, nesse momento, revisitamos as listas de desejos e metas feita em janeiro. Diante desse cenário que se repete ano após ano, a tecnologia é uma aliada para a concretização de sonhos possíveis como a realização da casa própria, as metas de autocuidado, alimentação saudável, empreender em um novo negócio, aprender um outro idioma ou mesmo em temas como sustentabilidade e proteção do nosso planeta.

Alguns aplicativos e plataformas on-line podem colaborar para que em dezembro de 2024, os objetivos estejam concluídos, dando lugar a novos propósitos a serem alcançados. Confira abaixo quais são eles.

Um novo lar em 2024
O sonho da casa própria ainda é uma realização que não envelhece ou muda entre os brasileiros. Um levantamento da consultoria americana de análise de dados, Comscore, entre janeiro e maio de 2023, com pessoas da Geração Z, revelou que 19% delas almejam comprar a primeira casa ou apartamento.

Desde 2015, a plataforma da Resale facilita a aquisição de imóveis diretamente pelos consumidores, por meio de venda direta, leilões ou por imobiliárias e corretores parceiros. As propriedades são provenientes de instituições financeiras, grandes empresas ou Governos, que retornam ao mercado como opção de compra muito mais acessível, via leilão on-line. Totalmente digital, a compra de forma remota inclui, ainda, o processo de escrituração e registro, que ficam por conta da plataforma.

Ajudar o meio ambiente
Com grandes mudanças climáticas acontecendo nos últimos anos, a preocupação de fazer escolhas mais sustentáveis é algo que sobe na lista de promessas a cada novo ano que entra. Atuando no cenário contra o desperdício de comida, a Food To Save, o app nº 1 no combate ao desperdício de alimentos, já evitou o descarte de mais de 2 mil toneladas de alimentos. A foodtech atua como elo entre estabelecimentos com excedentes de produção e/ou produtos próximos à data de validade, mas que estão em boas condições para serem consumidos.

Ser o dono do próprio negócio
Empreender é o segundo maior sonho do brasileiro, segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que identificou que seis a cada 10 pessoas têm o desejo de ter o seu próprio negócio. Neste sentido, as franquias tornam-se opções estratégicas para quem deseja investir e tirar essa meta do papel.

Atuando no setor de franquias da área de limpeza e conservação desde 2020, a OMO Lavanderia, corporate venture building da Unilever, oferece uma série de serviços de lavanderia profissional e cuidado especializado de tecidos. Atualmente, a marca é a segunda maior rede de lavanderias do Brasil, e conta com três modelos de negócios: as lavanderias Especializada, Express e Self-service. Além disso, OMO Lavanderia oferece ainda os serviços OMO Costura, OMO Locker e OMO Casa.

Abrir uma loja online para empreender no digital

Alcançar sucesso profissional é praticamente um sonho unânime. Atualmente, muitas pessoas sentem vontade de serem donas do próprio negócio online.
Um dos primeiros passos necessários para abrir uma loja virtual é procurar por uma ferramenta que irá auxiliá-lo desde o desenvolvimento do site às vendas. Este é o caso da Cartpanda, uma plataforma completa que permite a criação e o gerenciamento de lojas virtuais, além de serviços que incentivam o crescimento e o empreendedorismo. Visando inovar no setor de e-commerce, a startup está sempre desenvolvendo soluções exclusivas aos lojistas, como é o caso do Cartpanda Pay, um gateway de pagamento próprio com tecnologia multi-adquirente que possui uma das melhores taxas de aprovação do mercado.

Tornar o sonho de aprender inglês em realidade
Segundo dados da plataforma 7Waves, o desejo de aprender inglês fez parte dos objetivos de 4 entre 10 pessoas em 2021. Apesar do sonho em falar um novo idioma, algumas pessoas enfrentam problemas como o medo de treinar a língua ou a falta de tempo em estudar presencialmente.

Atentos a este cenário, a ChatClass, edtech pioneira na educação conversacional através de inteligência artificial, oferece serviços com tecnologia de IA que permite aos usuários aprender inglês por meio de experiências de aprendizado conversacional por chatbots no WhatsApp e Instagram. A startup também desenvolve conteúdos e feedbacks personalizados aos alunos, além de oferecer serviços para todas as necessidades da língua, como cursos voltados para perder o medo de falar inglês. Desde a chegada da ChatClass ao mercado em 2024, mais de 750 mil pessoas já foram treinadas pelos seus cursos.

Concorrer a prêmios de forma segura e prática
Já imaginou concorrer a prêmios direto do celular, de forma segura e fácil? Com o objetivo de facilitar esse processo, a Idea Maker, empresa de tecnologia que idealiza soluções digitais e elabora produtos voltados para meios de pagamento e filantropia premiável, desenvolve soluções tecnológicas para aplicativos que, além de distribuírem prêmios, ainda evitam filas, principalmente em um período que as lotéricas estão cheias. Segundo a empresa, o download dos apps chega a ter um aumento em média de 17% no mês de dezembro.

Além de facilitar esse processo, a Idea Maker destacou algumas dicas simples de segurança para evitar cair em golpes, dentre elas: avaliar se o app é realmente do produto; consultar as lojas de aplicativos e conferir no site do produto; ler com muita atenção o regulamento das promoções e sorteios que deseja participar antes de se cadastrar/comprar; ler as avaliações do aplicativo nas lojas de apps do seu dispositivo e não compartilhar suas informações pessoais e senhas dos com terceiros.

Créditos
Com informações da PinePR
Foto: Divulgação