Atualidades

“O Quebra Nozes” - Escola de Danças Clara Pinto leva o clássico de Natal ao Theatro da Paz

“O Quebra Nozes” - Escola de Danças Clara Pinto leva o clássico de Natal ao Theatro da Paz

O clima de Natal vai tomar conta do palco do Theatro da Paz, nessa terça-feira, com o clássico “O Quebra Nozes”, um dos três ballets compostos pelo compositor russo Tchaikovsky. Ele será apresentado pela Escola de Dança Clara Pinto, nos dias 19 e 20 de dezembro, sempre às 19:30hs.

O espetáculo se passa na Alemanha do Século XIX, às vésperas do Natal, e narra a história da menina Clara e o seu presente: um quebra-nozes com vida própria, que se tornou um dos símbolos mais representativos do Natal.

O ballet apresentado por alunos e professores da Escola Clara Pinto, sob a coordenação geral da professora e coreógrafa Clara Pinto, conta com a participação do coreógrafo e bailarino Douglas Motta, como o Mágico e padrinho da menina Clara.

A professora Clara Pinto explica que a obra é uma das mais conhecidas da literatura mundial, tendo sido traduzida em diversos idiomas. Estreada em dezembro de 1892, em São Petersburgo, também foi reproduzida várias vezes no teatro, ballet e tornou-se uma das mais lembradas no repertório clássico de Natal.

““O Quebra Nozes”, que é um dos ballets mais tradicionais e populares do mundo, já é tradição nas festividades de fim de ano e encerramento do nosso ano letivo”.

Em sua estreia mundial, a bailarina Antonieta Dell’Era interpretou o papel de fada açucarada (papel dado à primeira bailarina). No Brasil, a primeira apresentação foi em 1957, no Teatro João Caetano, ocasião em que Dalal Achar fez o papel de fada açucarada.

“Este ano, trazemos uma novidade para o espetáculo, que será regionalizado com iguarias paraenses, como os bombons de cupuaçu e castanha do para, que estarão presentes nas fantasias dos bailarinos”, concluiu a professora e coreógrafa.

O Ballet “O Quebra Nozes” será apresentado nos dias 19 e 20/12, sempre às 19:30hs. Os ingressos encontram-se à venda na bilheteria do Theatro da