Atualidades

Mês da Independência e empreendedorismo: confira os benefícios de ter o próprio negócio

Mês da Independência e empreendedorismo: confira os benefícios de ter o próprio negócio

O mês da independência do Brasil chegou, e ele inspira os brasileiros a conquistarem sua independência também! Muita gente sonha em ser seu próprio patrão ou patroa, e empreender é uma chance de contar sua história, fazer a diferença na vida das pessoas ao seu redor, criar um legado para a sua família e trabalhar com conforto. Segundo o relatório da revista Global Entrepreneur Monitor (GEM), 60% dos brasileiros disseram que sonham em ter sua própria empresa em 2022. Ou seja, 6 a cada 10 pessoas. Houve um crescimento de 14 pontos em relação a 2021, quando essa percentagem era de 46%.

Ter sua própria companhia pode ser desafiador, mas ao ter objetivos específicos, esse desejo se torna ainda maior. Empreender traz autonomia para executar suas tarefas, flexibilidade de horários para administrar o seu tempo, e a oportunidade de trabalhar com aquilo que realmente gosta. Além disso, o trabalho duro de um empreendedor gera a ele rendimentos ainda maiores.

De acordo com Rogério Silva, CEO do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos), arriscar em sua própria empresa traz muitas responsabilidades, ainda que seja uma opção vantajosa. “A liberdade e a independência financeira é uma das coisas que mais motivam os jovens empreendedores, mas é preciso pensar nos desafios. As incertezas de rendimentos e competição no mercado podem ser pontos capazes de desmotivar.” completa Rogério.

As barreiras para abrir uma empresa podem desencorajar os empreendedores que estão chegando ao mercado. Segundo o Boletim do Mapa de Empresas atualizado em 2022, foi registrado o fechamento de 1.695.763 empresas no Brasil. Esse número mostra que liderar uma firma é um risco. Porém, existem casos de pessoas que encontraram no empreendedorismo uma forma de se reinventar.

Lucas Amaral é um dos exemplos de como se aventurar no mundo dos negócios pode ser recompensador. Sua família cuidava de uma fazenda em Rondonópolis, Mato Grosso, Entretanto, Lucas decidiu se mudar para Blumenau, em Santa Catarina, e se tornou franqueado de uma das unidades do Cebrac. Dessa forma, ele alcançou a oportunidade de crescer profissionalmente, acreditando no empreendedorismo.

Mesmo que existam dúvidas e incertezas quando o assunto é empreender, o projeto de ter sua própria empresa é algo que pode mudar a sua vida. Entre benefícios e riscos, tentar algo novo sempre traz aprendizados para a sua bagagem profissional. Busque sempre ir além de seus horizontes. O mundo do empreendedorismo é algo surpreendente!

Créditos
Com informações da Agência Queissada
Foto: Unsplash