Atualidades

Hydro lança websérie Expressões do Pará para celebrar a cultura do estado

Hydro lança websérie Expressões do Pará para celebrar a cultura do estado

Série com quatro episódios explora tradições, música, gastronomia e expectativas para a COP 30, que pela primeira vez acontece na Amazônia.

Na última sexta-feira (03/10), a Hydro lançou o primeiro dos quatro episódios da websérie Expressões do Pará, uma produção audiovisual que valoriza as manifestações culturais e tradições que dão à região uma essência única. A série será exibida nas redes sociais oficiais da Hydro no Brasil.

Com a proximidade do Círio de Nazaré, uma das maiores celebrações religiosas e culturais do país, o episódio de estreia mergulha na identidade paraense, apresentando a grandiosidade dessa festa e outras expressões locais.

A cultura, a música e a culinária paraenses são os três principais pilares que guiam os episódios, culminando com a perspectiva da população para a COP 30, a primeira Conferência do Clima da ONU que será realizada na Amazônia. Desenvolvida pela Ideal Axicom, com produção audiovisual da paraense Octo Films, a websérie conta com histórias, personagens e cenários importantes para o estado.

A iniciativa integra a plataforma Expressões do Pará, desenvolvida pela Hydro para dar visibilidade às riquezas culturais da região em um momento de grande protagonismo nacional e internacional, especialmente com a realização da COP30 em Belém.

“A websérie faz parte de uma gama de ações que a Hydro está realizando para mostrar, para o Brasil e para o mundo, a força do Pará e do povo paraense. Temos muito orgulho de estar nesta região, e essa é mais uma forma de agradecer e homenagear essa terra”, comenta Lydia Damian, diretora de comunicação da Hydro no Brasil.

Presente em 42 países, a Hydro tem a maioria de suas operações brasileiras no Pará, distribuídos nas operações de Alunorte e Albras, em Barcarena, da Mineração Paragominas, e de seu escritório em Belém. Estrelam os episódios beneficiárias participantes de projetos apoiados pelo Fundo Hydro, apresentados por personalidades do estado, como a cantora Fafá de Belém, a jornalista Tainá Aires e o chef Saulo Jennings, primeiro Embaixador Gastronômico da ONU Turismo.

Os episódios exploram diferentes aspectos do estado:

Episódio 1 – “Expressões do Pará”:
Apresentado por Tainá Aires, o episódio de abertura destaca eventos como o Círio de Nazaré, que valoriza a força cultural paraense. O episódio acompanha o trabalho de Dona Esmeralda no projeto de biojoias apoiado pelo Fundo Hydro, mostrando como o artesanato conecta tradição, sustentabilidade e empoderamento.

Episódio 2 – “Ritmos do Pará”:
Fafá de Belém conduz uma jornada pelos ritmos que marcam a identidade musical paraense. A artista se apresenta ao lado do Coro Carlos Gomes, patrocinado pela Hydro desde 2019, e Baile do Mestre Cupijó, evidenciando a diversidade musical da região.

Episódio 3 – “Sabores que Contam Histórias”:
Saulo Jennings explora a gastronomia como expressão da autenticidade paraense, enfatizando ingredientes nativos. O chef visita Dona Abilene, produtora de chocolate artesanal e participante do projeto Tipitix, também apoiado pelo Fundo Hydro, para mostrar como o conhecimento local se converte em oportunidade econômica.

Episódio 4 – “O Clima do Pará”:
No episódio final, Tainá Aires percorre Belém para captar o clima que antecede a COP30, enquanto moradores compartilham sua visão sobre a identidade paraense, expressando as expectativas e o orgulho regional.
Assista ao primeiro episódio no Youtube: link

Sobre a plataforma Expressões do Pará
A plataforma Expressões do Pará busca amplificar as narrativas locais, revelando o potencial da região em um palco global, especialmente no ano da COP30. Por meio de ações integradas que revelam expressões culturais, a iniciativa fortalece o orgulho paraense e valoriza as manifestações que compõe o estado.

Sobre a Hydro:
A Hydro é uma empresa líder em alumínio e energia renovável, comprometida com um futuro sustentável. Com o objetivo de criar sociedades mais viáveis, desenvolve indústrias que importam para as pessoas e para a sociedade. Desde 1905, a Hydro transforma recursos naturais em soluções e negócios relevantes de forma inovadora, criando um local de trabalho seguro para 33.000 empregados em mais de 140 unidades e 40 países. No Brasil, a Hydro está presente em toda a cadeia de valor do alumínio, com quase 7 mil empregados. Atuando desde a extração de bauxita, produção de energia renovável, refino de alumina, produção de alumínio e extrusão, oferece conhecimentos e competências únicas para indústrias da construção, automotiva e de embalagens, entre outras.

Informações de imprensa: [email protected].