Completando cinco anos de trabalho, organização entra em nova fase com a implementação do Programa Corredor
O Fundo Hydro, uma organização sem fins lucrativos, dedicada a investir em projetos que promovem o empreendedorismo, a inclusão social, a preservação ambiental e a redução das desigualdades em comunidades, entra em uma nova etapa de desenvolvimento de projetos. Antes dedicado ao território de Barcarena, a 150 km de distância da capital paraense, Belém, agora ganha novo fôlego para beneficiar outros seis municípios do interior do Pará: Paragominas, Ipixuna do Pará, Tomé-Açu, Acará, Moju e Abaetetuba.
Para marcar a nova fase, o Fundo fez uma grande remodelação da sua identidade visual: antes denominado Fundo de Sustentabilidade Hydro, a entidade passa agora a se chamar apenas Fundo Hydro, simplificando o jeito de fazer transformação social no território. O processo envolve, ainda uma renovação da identidade visual, agora mais próxima da marca de um dos seus mantenedores – Hydro, sempre acompanhada de outro apoiador – a Albras.
“Esse processo de renovação da identidade do Fundo Hydro começou a ser traçado desde o ano passado e vem firmar um novo posicionamento após cinco anos de trajetória, capaz de expressar seu o atual momento, com a ampliação de territórios de atuação a outros municípios e demarcando sua posição em relação à COP30”, destaca Milene Maues, gerente de parcerias do Fundo Hydro.
Desde o ano passado, o Fundo Hydro tem trabalhado na expansão do Programa Corredor, que marca a implementação das ações estratégicas da entidade para os demais municípios paraenses.
O processo buscou criar uma identidade que reflita os valores do Fundo e seja bem recebida por seus públicos, e teve como ponto de partida um workshop com diversas gerências do Fundo e das mantenedoras Hydro e Albras, que promoveu um ambiente de colaboração, comunicação aberta e participação ativa na criação da marca.
Ao longo de seus cinco primeiros anos de existência, o Fundo Hydro já investiu mais de R$ 40 milhões, em cinco anos, em projetos comunitários e apoiou mais de 40 projetos, impactando, direta e indiretamente, cerca de 100 mil pessoas, em Barcarena e região. Entre as iniciativas promovidas pela instituição, destaca-se a Plataforma Conexões Sustentáveis, um edital que financia projetos de base comunitária no município de Barcarena (PA), e está com inscrições abertas até 6 de abril. Desenvolvido em parceria com o Instituto Barcarena Sustentável (IBS), o edital apoiará, em um investimento de R$ 560 mil, até 16 projetos enquadrados nos eixos de valorização da cultura local; meio ambiente; geração de renda e fortalecimento das organizações comunitárias.