Atualidades

Exposição no Circular mostra a fé e devoção no Círio de Nazaré

Exposição no Circular mostra a fé e devoção no Círio de Nazaré

Neste domingo, 01, imagens e inspirações do Círio de Nazaré podem ser apreciadas na exposição “Círios”, que ficará aberta ao público das 10h às 16h, no Terrace AP (sede social da Assembleia Paraense).

A exposição é uma das atrações do Circular Campina Cidade Velha. É também um convite para que o visitante espectador viaje nessa “romaria” ilustrada por diversas imagens que contam um pouco do significado do Círio, por meio do olhar e da criatividade dos artistas.

A exposição reúne obras dos seguintes artistas: Brenda Cardoso Fiock; Francelino Mesquita; Geraldo Teixeira; Jorge Eiró; Matinno; Patrícia Brasil; Pedro Nunes; Rafael Viana e Roberta Damasceno.

A fotógrafa Patrícia Brasil participa com três imagens que retratam a emoção e as homenagens próprias do Círio de Nazaré. Uma delas, são os fiéis na corda.

“Fotografar a corda é sempre emocionante. Ano passado fiz isso com mais calma e enxerguei outras camadas. Quando olhamos a corda, vemos logo o esforço físico, o sacrifício e sabemos que a fé é a mola propulsora deles. Mas ali tem muito mais. Tem o cuidado de um com o outro, o caminhar junto, o ajudar e dar força ao outro nos momentos mais duros. É forte, intenso e transformador.”, observa.

Em uma outra fotografia, Patrícia mostra a devoção do povo por meio dos enfeites colocados nas janelas dos prédios para homenagear a Santinha. “Sempre me encanta olhar para essas janelas no caminho das procissões. Encontro rostos emocionados, homenagens singelas, cada um demonstrando sua fé de uma forma.”, destaca a fotógrafa.

O artista Jorge Eiró apresenta na exposição uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, em versão acrílica sobre tela, intitulada “A Berlinda entre as flores do jambeiro”. Ele conta que a obra foi inspirada em outra obra dele, que já conta uma década.

“Há dez anos, criei uma imagem digital da berlinda para a camisa do Círio da AP, inspirada nas cores do tapete de flores dos jambeiros, espalhadas nas alamedas do clube. Agora, 10 anos depois, criei a versão dela em acrílica.”

O artista reflete sobre o Círio e fala que a manifestação vai além da devoção religiosa. “É uma grande manifestação cultural dos paraenses, e a imagem da Santinha tem uma potência simbólica transcendente.”.

A exposição Círios é composta de pinturas, ilustrações e fotografias. Pertence ao coletivo Artephotoclube AP, cujo objetivo é valorizar e divulgar a arte e os artistas do Pará.

Serviço: Exposição “Círios” fica aberta ao público no Terrace AP (Sede Social – Av. Presidente Vargas, 762), das 10h às 16h. O evento terá música ao vivo com Amanda de Paula (voz e violão), a partir das 12h.

Créditos
Com informações da NRT Comunicação
Foto: BRENDA CARDOSO FIOCK