Atualidades

Entenda qual é a diferença entre despesa e investimento

Entenda qual é a diferença entre despesa e investimento

Fazer a gestão do seu dinheiro, independente da quantidade, não é uma tarefa simples, envolve lidar, de forma atenta, com diversos dados, custos e valores. Para que a gestão financeira seja feita de forma correta é preciso saber as diferenças entre despesa e investimento. Esse conhecimento, também, é fundamental para o desenvolvimento do seu planejamento estratégico e para tomada de decisões.

O QUE SÃO INVESTIMENTOS? – Os investimentos são os gastos com o objetivo de aumentar a receita, a médio ou a longo prazo. Ou seja, são as ações praticadas com a intenção de obter retorno positivo.

O QUE SÃO DESPESAS? – Diferente do investimento, as despesas não trazem retornos financeiros futuros. Mas, quando bem planejadas, são essenciais porque servem para fazer a sua vida funcionar. Ou seja, a despesa é o dinheiro utilizado no seu dia a dia conforme o seu padrão de vida. Como exemplo, conta de água, luz, internet, aluguel, propaganda, etc. Que são divididos entre despesas variáveis e fixas. As despesas fixas são as despesas constantes, no seu dia a dia, como aluguel, plano de saúde, telefone, condomínio etc. Já as variáveis, são as despesas que não pagas mensalmente como, Impostos, conserto do carro, e outras despesas eventuais

GESTÃO FINANCEIRA ASSERTIVA – Uma boa dica é: antes de adquirir um bem ou serviço, pondere se há utilidade real na sua rotina. Pense se o uso será, apenas, para um desejo ou se poderá ser aproveitado no futuro. No caso do investimento, a intenção é que ele consiga gerar lucros com o passar do tempo. Portanto, reflita se aquele software que custa centenas de dólares pode se tornar, apenas, mais um programa que ninguém vai usar. Ou se aquela assinatura de revista, que você não vai ler, não é apenas, mais um gasto desnecessário. Investimento é, antes de tudo, análise.