Atualidades

Empresas de todo o país já podem se inscrever e concorrer ao Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+ 2023

Empresas de todo o país já podem se inscrever e concorrer ao Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+ 2023

A Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) abriu inscrições para empresas e agências de publicidade de todo o país concorrerem, respectivamente, aos troféus de Melhor Empresa e Melhor Campanha Publicitária do 22º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+. O prêmio, considerado o mais representativo do país no quesito cidadania e direitos LGBT+, reconhece e celebra iniciativas que estão quebrando barreiras em prol dos direitos e conquistas das pessoas LGBT+.

“Nós, como entidade civil organizada que luta, desde 1997, pelos direitos de pessoas LGBT+, acreditamos firmemente que tanto o mercado publicitário quanto o empresarial têm um papel vital na promoção da aceitação, respeito e igualdade para a comunidade LGBT+. O nosso objetivo é cada vez mais inspirar agências de publicidade e empresas a adotarem essa postura”, afirma Cláudia Regina Garcia, presidente da APOLGBT-SP.

Falar em direitos de pessoas LGBT+ é também abordar suas interseccionalidades, sejam raciais, sociais, geográficas e de corpos, que incluem as pessoas com deficiência. “A interseccionalidade sempre esteve presente nos 22 anos da premiação, mas neste ano é um ponto central, principalmente nessas duas categorias. As duas comissões julgadoras, de Empresa e de Campanha Publicitária, estarão com olhares mais atentos a essa questão”, diz o jornalista Luiz De França, diretor da organização não governamental e da premiação.

Cada inscrita será avaliada por uma comissão julgadora, que tem como meta classificar as finalistas, que irão para votação popular, prevista para acontecer durante todo o mês de novembro.

JÚRI EMPRESA

Ter um prêmio que represente de fato a opinião da comunidade, de quem a representa, de quem respeita e promove direitos humanos LGBTI+, é algo para ser celebrado e compartilhado. É o que diz Rapha Pagotto, secretário adjunto do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, um dos integrantes da comissão julgadora da categoria Empresa. “Para que mais gente saiba, participe, questione, mostre e, principalmente, some ao que a Parada de São Paulo tem feito há muitos anos, e a cada ano mais consistente. Dar visibilidade às empresas que possuem programas avançados de DE&I [Diversidade, Equidade e Inclusão] é algo que traz esperança e, ao mesmo tempo, inspira outras organizações a fazerem o mesmo e melhor”, reforça.

O Instituto Ethos, que também integra o júri, considera o prêmio uma iniciativa importante que busca reconhecer publicamente as boas práticas que têm sido desenvolvidas com foco nas pessoas LGBT+. “Além de reconhecer boas práticas, permite um diagnóstico a respeito da qualidade dessas ações e investimentos, em especial do setor privado, em construir e desenvolver práticas empresariais e políticas públicas que, de fato, tragam pertencimento, representatividade, prosperidade compartilhada, proteção e garantias de direitos, demonstrando a potência do seu propósito”, diz Scarlett Rodrigues, coordenadora de Projetos em Direitos Humanos do Instituto Ethos.

Assim como o FórumLGBTI+ e o Instituto Ethos, esse também é o segundo ano de participação do Great Place To Work na comissão. “Nós acreditamos profundamente no poder de entender e atender as necessidades e sentimentos das pessoas que trabalham em empresas, que compartilham nossa missão de construir excelentes lugares de trabalho para todas as pessoas – For All – por meio de práticas, programas que sejam essenciais para promover uma cultura inclusiva”, diz Raul Valle, consultor de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) do Great People e Great Place To Work. “Por isso temos orgulho de novamente fazermos parte desta parceria incrível que ajuda disseminar a inclusão e diversidade nas organizações”, complementa.

Como já está virando tradição, as premiadas da categoria do ano anterior são convidadas a compor o júri da edição seguinte. Neste ano, a Mondelez e a Soko completam a comissão julgadora da categoria Empresa. Na opinião de Gabriela Rodrigues, vice-presidente de Impacto da Soko, essa não é uma premiação comum. “É um prêmio desenhado para reconhecer quem está à frente de ações e discussões sociais fundamentais do nosso tempo e para dar um recado claro: esses são exemplos de posturas, de projetos e de histórias que precisamos que cresçam no futuro. Inspirem-se, copiem e até mesmo os desafiem. Será bom para todos”, diz Gabriela.

Nesse sentido, a APOLGBT-SP convida todas as empresas, da indústria, comércio e serviços, de todos os portes de tamanho, a se engajarem nessa jornada de valorização da diversidade e inclusão. A função da premiação é incentivá-las a compartilhar suas experiências, aprendizados e práticas que têm contribuído para avanços significativos no campo da diversidade e do respeito à comunidade LGBT+.

Também estão abertas as incrições para as agências de publicidade de todo o país concorrerem na categoria Melhor Campanha Publicitária. A premiação tem outras nove categorias com inscrições e indicações populares iniciando em setembro. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 02 de dezembro, no auditório do MASP, em São Paulo.

Nessa categoria, poderá haver mais de uma premiada. A revelação será apenas na cerimônia de premiação, que acontecerá no dia 02 de dezembro, no auditório do MASP, em São Paulo.

Créditos
Com informações da Parada SP
Imagem: divulgação APOLGBT-SP