Especialista aponta que instituições de ensino precisam ir além do currículo acadêmico e investir no desenvolvimento socioemocional
Por muito tempo, falar sobre saúde mental nas escolas era visto como um diferencial. Hoje, tornou-se uma necessidade urgente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 20% das crianças e adolescentes no mundo apresentem sintomas de transtornos emocionais, como ansiedade e depressão. E dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) mostram ainda que metade desses casos se manifesta antes dos 14 anos.
O cenário coloca a escola no centro do debate: como garantir um ambiente que vá além da transmissão de conteúdos e promova equilíbrio emocional, prevenção e desenvolvimento socioemocional?
Para Aline Belarmino, psicopedagoga e diretora do Colégio Bilíngue ASLAN, em Belém, a resposta passa por integrar cuidado e aprendizado de forma inseparável.
“Nossa proposta pedagógica apresenta uma abordagem intencional e integrada voltada tanto para o desenvolvimento cognitivo quanto para o socioemocional dos nossos estudantes. Garantimos que o nosso ambiente escolar proporcione um clima acolhedor e respeitoso onde temos em nossas vivências de sala círculos de diálogo com escuta ativa e práticas restaurativas, currículo intencional integrando as competências socioemocionais, de acordo com a orientação da BNCC, formação de educadores em competências socioemocionais, envolvimento da família (seja em reuniões, seja nas ações pedagógicas), apoio psicopedagógico através de programas de prevenção à violência, ao bullying, etc.”, afirma.
Para além dos consultórios, instituições de ensino têm um papel importante na construção de ambientes mais seguros, acolhedores e cuidadosos. De acordo com Aline, colégio e comunidade escolar devem atuar em sinergia. “As ações propostas fortalecem uma cultura institucional fundamentada em valores como respeito, empatia, solidariedade, ética e cooperação”, explica.
A busca por modelos que valorizam o desenvolvimento integral vem crescendo no Brasil. Segundo a Síntese de Indicadores Sociais do IBGE (2023), escolas que oferecem jornada integral, diferenciais pedagógicos e foco socioemocional registram aumento expressivo de matrículas, especialmente em áreas urbanas de maior renda.
Para Aline, essa mudança é irreversível. “As famílias já entenderam que preparar para provas é importante, mas preparar para a vida é essencial. Isso inclui ensinar nossos alunos a se conhecerem, se respeitarem e cuidarem do próximo. A educação do futuro é, acima de tudo, sobre gente cuidando de gente.”
Os projetos socioemocionais desenvolvidos pelo Colégio Bilíngue ASLAN fazem parte do compromisso com a formação integral dos alunos. Mais do que preparar para testes, é fundamental preparar para a vida, promovendo o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e as relações saudáveis, com a perspectiva de formar indivíduos conscientes, empáticos e preparados para contribuir positivamente com a sociedade.
A diretora compartilha cinco ações práticas para promover saúde mental na escola. Confira!
– Projeto Life Skills: é um projeto socioemocional que busca durante as aulas desenvolver nos alunos a gestão de conflitos, o autoconhecimento e o pensamento crítico, permitindo que a atuação do aluno se dê de forma ética, responsável e empática;
– Formação continuada: esta ação favorece ao educador a capacitação contínua no exercício da sua profissão no intuito de que na gestão de sala de aula o professor esteja preparado para: identificar as emoções dos seus alunos, lidar com os conflitos e realizar a escuta ativa. Essa formação acontece uma vez ao ano, num período de 4 meses, uma vez ao mês durante uma manhã;
– Parceria com as famílias: este laço vai sendo construído ao longo do ano e alicerçado através de reuniões pedagógicas, momentos de plantão pedagógico a cada bimestre, atividades pedagógicas, palestras temáticas, datas comemorativas e oficinas. Dessa forma criamos uma rede de apoio ao estudante;
– Apoio profissional especializado: nossa escola possui o setor de atendimento educacional individualizado, o qual assegura que cada estudante tenha o apoio necessário para desenvolver plenamente o seu potencial, promovendo uma educação acolhedora, humanizada e transformadora;
– Palestras temáticas: são encontros educativos com os alunos, onde se aborda assuntos relevantes para a sua formação, buscando envolve-los em reflexões sobre temas ligados ao seu desenvolvimento socioemocional, estimulamos o pensamento crítico e prevenimos comportamentos de risco (abordando temas como bullying, uso de substâncias, saúde emocional, redes sociais entre outros).
“O olhar atento da família é fundamental. Quanto mais cedo percebemos e acolhemos, maiores as chances de ajudar a criança a recuperar o equilíbrio emocional”, reforça Belarmino.
Com atenção diária, diálogo aberto e parceria entre família e escola, é possível criar uma rede sólida de proteção para que crianças cresçam mais seguras, confiantes e preparadas para lidar com os desafios da vida.