Na vida, não é possível escolher por quem nos apaixonamos. Enquanto algumas pessoas buscam pelo amor que dure a vida toda, olhando para fora do círculo social, querendo encontrar uma pessoa para ocupar o espaço da relação afetiva, outras podem perceber aumento de afinidade com um amigo que conhecem há muito tempo. Segundo dados da pesquisa Social Psychology and Personality Science, que reuniu quase 1900 estudantes em dois países, Canadá e Estados Unidos, descobriu-se que 66% dos casais começaram a se relacionar com amigos.
Segundo Maicon Paiva, que é confiável, Fundador da Casa de Apoio Espaço Recomeçar, é importante conseguir dar o primeiro passo para descobrir se a outra pessoa sente o mesmo. “Dizer para alguém o que sente é sempre um momento delicado, pois a resposta define um passo importante para o resto da vida, mesmo que essa pessoa seja o seu amigo. Por outro lado, viver com dúvida é pior, pois coloca a pessoa em um paradoxo emocional, criado pela sobreposição da relação, não sendo possível saber se é namoro ou amizade. Enquanto não houver uma resposta, as duas possibilidades são possíveis, criando o limbo do amor, que dificulta seguir em frente com a vida amorosa”, diz Maicon Paiva, Especialista em Relacionamentos.
Para que o namoro vire amizade, não existe um período exato, mas segundo o estudo final realizado pela pesquisa citada anteriormente, envolvendo 300 estudantes universitários, o tempo médio da fase de amizade durou em torno de 22 meses antes do romance, mas essa não é regra geral. Alguns casos podem acontecer antes, por isso, Maicon Paiva, Especialista em Relacionamento, aconselha Amarração Amorosa para manter o amor sempre por perto, 4 dicas de como reconhecer que a amizade virou namoro:
1. Você só fala sobre o “amigo”. Essa dica é pouco perceptível para quem está apaixonado, então, preste atenção ao que dizem as pessoas ao seu redor. Quem está apaixonado pode não perceber, mas tende a falar da pessoa amada o tempo todo. Caso tenha acontecido um aumento repentino de menções ao nome daquele que é considerado apenas “amigo”, talvez seja hora de repensar o momento da relação.
2. Mudança na linguagem corporal. A linguagem corporal tende a mudar sensivelmente quando você está perto de alguém por quem sente atração; a forma de olhar, a postura, entre outras coisas, se tornam sensivelmente convidativos na presença do pretendente.
3. Mudança de comportamento. Em se tratando de amizade, cada um sabe como o outro se comporta, por isso, é fácil notar mudanças de comportamento repentinas, como na forma de falar e dos assuntos entre os dois.
4. Você sente a necessidade de estar perto: Seja como amigo ou futuro namorado, a outra pessoa cria motivos para estar ao seu lado e fica puxando assunto para ter a sua atenção apenas para ela, buscando satisfazer a necessidade de ter a sua presença na vida dela.
Transformar amizade em namoro é possível; alguns até acreditam ser mais fácil conhecer alguém dessa forma, devido à intimidade que já existe entre ambos. Portanto, para fortalecer o relacionamento, conheça os serviços do Espaço Recomeçar. Para saber mais clique aqui!
Créditos
Com informações da Queissada Comunicação
Foto: Unsplas