Atualidades

Dia Mundial Sem Tabaco: entenda sobre a data que aborda os malefícios do tabagismo

Dia Mundial Sem Tabaco: entenda sobre a data que aborda os malefícios do tabagismo

O Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o propósito de alertar a sociedade sobre os danos à saúde causados pelo cigarro, e também para promover a luta contra o tabagismo – ato de consumir cigarros e/ou outros produtos que contenham tabaco e nicotina – uma prática considerada pela OMS como uma epidemia global. O uso do tabaco está relacionado a mais de cinquenta tipos de doenças, é o responsável direto por mais de 80% dos casos de câncer de pulmão e representa a principal causa de morte evitável no planeta, com 10 mil óbitos diariamente.

O cigarro industrial possui mais de 4.500 substâncias tóxicas em sua composição, e, assim como os cigarros eletrônicos, narguilés, cachimbos e charutos, não há forma ou quantidade seguras para o seu uso. Atualmente, são vários os tipos de assistências médicas especializadas e de políticas eficazes para reduzir o consumo de tabaco. Segundo a médica pneumologista Fernanda Aguiar, Coordenadora da Medicina Respiratória da Rede Mater Dei, dentre os diversos tipos de enfermidades com as quais o cigarro está associado, destacam-se as doenças respiratórias, cardiovasculares e diferentes tipos de câncer, para além do câncer de pulmão. A especialista destaca que, de maneira geral, os principais sintomas das doenças relacionadas ao tabagismo envolvem tosse e dispneia.

Tratamentos

A pneumologista aponta que existem meios que facilitam um paciente a parar de fumar: “Não é uma tarefa fácil para a pessoa que tem o hábito, mas é possível. É preciso ter apoio e buscar um espaço que ofereça assistência e tratamento para o tabagismo. Os benefícios de parar de fumar são inúmeros e podem ser percebidos já desde o início”, destaca a profissional.

Fernanda Aguiar salienta, ainda, que os interessados em parar de fumar devem procurar atendimento e apoio: “O Hospital Mater Dei Salvador, por exemplo, oferece um programa de tratamento de tabagismo completo com médicos especialistas, destinado a quem fuma tanto os cigarros convencionais, quanto os eletrônicos”, explica.

Além disso, a Rede Mater Dei dispõe de um Laboratório de Função Pulmonar com equipamentos de ponta e equipe qualificada para a realização de diferentes tipos de exames que auxiliam na investigação de doenças e sintomas respiratórios. “O Programa de Tratamento de Tabagismo é desenvolvido pela Equipe de Pneumologia do Hospital Mater Dei Salvador, e conta com avaliação clínica estruturada, orientações para parada do uso do cigarro ou dispositivo eletrônico para fumar e tratamentos medicamentosos quando necessário”, conclui a Coordenadora da Medicina Respiratória do Hospital.

Sobre a Rede Mater Dei de Saúde
Somos uma rede de saúde completa, com 43 anos de vida, tendo o paciente no centro de tudo e ancorada em três princípios: inteligência e humanização como pilares do atendimento; tecnologia como garantidora da excelência; e solidez das governanças clínica e corporativa. Nossos serviços médico-hospitalares estão disponíveis para toda a família, em todas as fases da vida, com qualidade assistencial e profissionais altamente capacitados e especializados. Estamos em expansão, levando para mais pessoas o Jeito Mater Dei de Cuidar e de Acolher. Nossa premissa é valorizar a vida dos nossos pacientes em cada atendimento, disponibilizando o melhor que a medicina pode oferecer.

Unidades
Minas Gerais: Hospital Mater Dei Santo Agostinho, Hospital Mater Dei Contorno, Hospital Mater Dei Betim-Contagem, Hospital Mater Dei Santa Genoveva, CDI Imagem e Hospital Mater Dei Santa Clara.
Bahia: Hospital Mater Dei Salvador e Hospital Mater Dei Emec
Goiás: Hospital Mater Dei Premium Goiânia
Pará: Hospital Mater Dei Porto Dias

Créditos
Com informações da FSB Comunicação
Foto: Divulgação