No dia 20 de março, celebramos o Dia Mundial Sem Carne, uma oportunidade única para explorar um universo culinário repleto de sabores e benefícios para a saúde. Originado como um movimento de uma ONG nos Estados Unidos em 1985, a data cresceu e conquistou adesão global, convidando as pessoas a repensarem suas escolhas alimentares em prol do bem-estar animal e da saúde do planeta.
A riqueza das leguminosas
Luana Godinho, nutricionista do Supermercados Mundial lembra o poder das leguminosas, como feijões, lentilhas, grão-de-bico e ervilhas, que podem se tornar as estrelas desse movimento.
“As leguminosas são uma excelente fonte de proteína. Além disso, são ricas em fibras, vitaminas e minerais, como o ferro, essenciais para uma alimentação nutricionalmente adequada”, explica Luana Godinho.
Versatilidade no prato
Além de serem ricas em proteínas, esses alimentos oferecem outros benefícios nutricionais, sendo fontes de fibras, vitaminas e minerais essenciais. Sua versatilidade na cozinha permite a criação de pratos deliciosos e nutritivos, tornando-as uma opção valiosa para substituir a carne.
“As leguminosas não são apenas alimentos nutritivos, mas também opções multifuncionais na culinária, e dessa forma são capazes de integrar a uma infinidade de preparações”, diz Luana Godinho que reforça a versatilidade desses itens: “Do grão-de-bico às lentilhas, esses ingredientes auxiliam em uma alimentação saudável e cheia de sabor”.
As leguminosas oferecem um leque de possibilidades na cozinha, desde hambúrgueres de feijão preto até ensopados de lentilhas. “Já pensou em fazer um chili vegano, onde o feijão se destaca como o ingrediente estrela? Ou quem sabe uma salada de grão-de-bico com um toque da culinária portuguesa ou até grega? A criatividade é o único limite quando se trata de incorporar esse grupo de alimentos em nosso cardápio diário”, fala a especialista que detalha alguns benefícios das leguminosas:
“Esse grupo de alimentos é o muito famoso e presente no cardápio dos brasileiros diariamente. Ricos em proteína de origem vegetal, o que os torna extremamente importantes principalmente para pessoas que não comem alimentos de origem animal ou que estão em locais onde carnes e laticínios não estão disponíveis ou economicamente acessíveis. Quando possível, sempre combine com arroz, tornando esse prato uma fonte completa de proteínas. Por serem ricos em fibras, aumentam a saciedade e diminuem a absorção da glicose, sendo assim também recomendados para o tratamento de pessoas com diabetes. Quando consumidas junto com uma fonte de vitamina C, como um suco de laranja ou um tempero com limão, as leguminosas fornecem alto teor de ferro para o organismo, auxiliando também na prevenção e tratamento de anemias.”
1. Grão-de-Bico:
Rico em proteínas, fibras, ferro e cálcio
Benefícios: Contribui para a saúde digestiva, cardiovascular e dos ossos.
2. Lentilhas:
Excelente fonte de proteínas, ferro e ácido fólico.
Benefícios: Ajudam na prevenção da anemia, no sistema nervoso e sistema imunológico.
3. Feijão:
Uma das principais fontes de proteína vegetal.
Benefícios: Auxilia na manutenção do peso e na saúde do coração.
4. Ervilhas:
Boa fonte de proteína, fibras e antioxidantes.
Benefícios: Contribui para a saúde ocular e da pele.
5. Soja:
Completa fonte de proteína vegetal, contendo todos os aminoácidos essenciais.
Benefícios: Reduz o colesterol e melhora a saúde óssea.
Dicas para iniciar no Dia Mundial Sem Carne:
Explore receitas simples e saborosas: Comece experimentando receitas à base de vegetais, como saladas coloridas e wraps vegetais.
Conheça as alternativas às proteínas de origem animal: Descubra o mundo das proteínas vegetais, como tofu, tempeh e hambúrgueres à base de lentilha, quiches à base de grão de bico. São opções deliciosas e amigas do meio ambiente.
Saboreie o poder das leguminosas: Integre mais leguminosas em suas refeições. Elas não apenas oferecem nutrientes, mas também adicionam uma textura incrível e sabores únicos aos pratos.
Créditos
Com informações da Agência AMais
Foto: Divulgação